terça-feira, 24 de junho de 2008

Ex-primeira-dama Ruth Cardoso morre em São Paulo

BRASÍLIA - Aos 77 anos, a ex-primeira dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça-feira em sua casa, em São Paulo. A família não divulgou a causa da morte, que aconteceu um dia depois de dona Ruth se submeter a um cateterismo no Hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por volta das 21h30m, chegaram à casa do ex-presidente Mônica Serra, mulher do governador José Serra, e o secretário das sub-prefeituras de São Paulo, Andrea Matarazzo. Na chegada, ambos disseram desconhecer detalhes da morte. A família ainda não divulgou o local do velório e do enterro.


Dona Ruth deixou três filhos (Luciana, Paulo Henrique e Beatriz) e seis netos. A antropóloga estava casada há 56 anos com o ex-presidente Fernando Henrique. ( Confira a trajetória política de dona Ruth )


Ruth Cardoso recebeu alta na tarde de segunda-feira do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde a última quinta-feira, com crise de angina - dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. ( Veja imagens da saída do hospital em vídeo da GloboNews )


No mesmo dia, ela foi submetida no hospital da Unifesp a um cateterismo - método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e ou veias coronárias. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, os médicos descartaram a necessidade de intervenção cirúrgica. (Saiba mais no Blog do Noblat)


Dona Ruth já carregava no peito há algum tempo dois stents - próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura para tentar normalizar o fluxo sanguíneo.


Um dos primeiros a confirmar a morte foi o senador Sergio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB. Guerra relatou conversa com o governador José Serra, segundo o qual os médicos tinham dito a dona Ruth que ela deveria manter a partir de agora uma vida com "maiores restrições". ( Ouça as declarações de Sergio Guerra )


- Mas jamais se falou em risco de morte - afirmou o senador.


Ainda pelo seu relato, dona Ruth teria desmaiado antes de falecer. Em função da morte, ele disse que o PSDB cancelou os eventos marcados para esta quarta-feira em comemoração aos 20 anos de fundação do partido.


- Dona Ruth era um consenso entre nós. Muita respeitada não só no PSDB, mas também pelos outros partidos. Sobretudo pela forma honrada como foi primeira dama e como desempenhava seu papel junto à sociedade. Tinha ampla autoridade no partido e vai nos fazer muita falta - afirmou Guerra. PSDB cancela comemoração dos 20 anos do partido


Com a morte de Ruth Cardoso, foram canceladas todas as comemorações dos 20 anos do PSDB, que aconteceriam nesta quarta no plenário do Senado, em sessão solene. Na tarde de terça, o partido chegou a confirmar as presenças de FH, dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) e do ex-governador e candidato à prefeitura de São Paulo Geraldo Alckmin.


O ex-presidente já havia cancelado seus compromissos para acompanhar o tratamento da mulher. No domingo, Fernando Henrique não participou da convenção municipal do PSDB, que, apesar do racha entre alckmistas e kassabistas, acabou por consagrar o ex-governador Geraldo Alckmin candidato a prefeito de São Paulo. No fim de semana, Fernando Henrique também pediu ao deputado Samuel Moreira, líder do PSDB na Assembléia, para cancelar sua palestra marcada para terça-feira em um dos auditórios da Casa. O ex-presidente falaria sobre voto distrital.


FONTE:

Globo online

Nenhum comentário: