quinta-feira, 10 de julho de 2008

Google dá dicas de como criar aplicativos para o Orkut

Pacotão de ferramentas começa a ser liberado no Brasil nesta quinta-feira. Facilidade de uso é prioridade; empresa aprova os widgets antes de disponibilizá-los.

O Google estréia nesta quinta-feira (10), no Brasil, a oferta de aplicativos para a rede social Orkut. Essas ferramentas, também chamadas de widgets, foram popularizadas pelo Facebook e criam inúmeras funções em sites de relacionamento: permitem que o internauta mostre quais seus filmes favoritos, quais livros já leu, as línguas que fala, os países para onde já viajou e os games que joga, por exemplo. O Orkut já tem mais de 300 desses aplicativos, mas por enquanto somente 20 estão em português.
Qualquer desenvolvedor pode criar uma dessas ferramentas dentro de padrões já estabelecidos e oferecê-las ao Google. Em entrevista coletiva nesta semana para anunciar a estréia, o gerente de negócios Manu Recki, do Orkut, deu dicas para desenvolvedores de como aumentar as chances de sucesso dos widgets. Além disso, a empresa também oferece um guia on-line de "melhores práticas" (em inglês). “O foco desses profissionais deve estar totalmente voltado ao desenvolvimento de uma boa aplicação, que seja fácil de usar. Se ele fizer isso, o Google se encarrega do resto, que é oferecer essa ferramenta para os usuários do Orkut”, explicou Recki. Cumpridas essas duas etapas, diz o especialista, surge a chance de os desenvolvedores ganharem dinheiro com suas invenções -- uma das alternativas é exibir anúncios junto às aplicações, como fazem os blogs que adotam o sistema de anúncios Adsense.
Agilidade

Facilidade de uso, define o especialista, é a capacidade de a ferramenta mostrar rapidamente o que pode fazer pelo usuário. “Se o internauta quer descobrir qual a melhor danceteria para se ir em São Paulo, ele deve encontrar essa informação com facilidade no aplicativo que promete esses dados”, exemplificou o indiano.
Além disso, um bom widget deve sempre considerar três pontos de vista: o do usuário que adota a ferramenta, a dos amigos desse usuário e também uma visão comum entre internautas que compartilham esse aplicativo. Se dois amigos do Orkut decidem se conectar a um serviço que mostra suas músicas favoritas, por exemplo, essa ferramenta deve apontar as semelhanças do gosto entre os dois. “Os aplicativos ajudam a descobrir mais sobre seus contatos. É uma experiência única das redes sociais, que não existe em lugar nenhum”.
Na lista de “melhores práticas”, o Google também cita a importância de permitir que o usuário contribua com a aplicação (adicione conteúdo e mude as configurações), de usar uma identidade visual já conhecida do público e de criar comunidades dentro do próprio widget para o internauta interagir.
Segundo Recki, há desenvolvedores em outras partes do mundo que já largaram seus empregos oficiais para se dedicarem à criação de ferramentas do Orkut -- elas seguem o padrão OpenSocial, também adotado por MySpace, hi5, LinkedIn, Friendster, Plaxo e Ning. O Google afirma que o prazo entre envio do widget e sua divulgação no Orkut é de uma semana. Se recusado, a empresa envia ao desenvolvedor quais as modificações necessárias para sua aprovação.
FONTE: G1

Um comentário:

nintendo ds disse...

Thanx for the valuable information. I love orkut. But my friends are spending more time on face book. So Iv got no choice but to move.