sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Pai da internet" prevê que rede vai parar nas unhas dos usuários

Nesta foto do arquivo pessoal, o pai da internet Leonard Kleinrock posa na frente da primeira interface processadora de mensagens eletrônicas.

A internet completou 40 anos nesta quinta-feira (29) em uma festa especial realizada no local de seu nascimento, a UCLA (Universidade da Califórnia), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O pai da web estava presente e previu um futuro de ficção científica para a rede mundial de computadores.

Leonard Kleinrock, professor de informática da UCLA e responsável pelo primeiro envio de uma mensagem entre dois computadores ligados em rede, disse que, daqui a dez anos, na próxima década a internet vai sair da tela do computador para as paredes de edifícios, escritórios e casas, até chegar às "unhas dos dedos ou aos óculos".

Durante um evento comemorativo organizado pela Faculdade de Engenharia da UCLA, o pesquisador dise que imaginou a propagação da web pelo mundo, mas não o surgimento de redes sociais como o Facebook e o MySpace.

Kleinrock acrescentou que sejam quais forem os serviços que surgirem na rede o certo é que o futuro será "como um filme de ficção científica".

- Tudo estará baseado na tecnologia integrada, na nanotecnologia, em pequenos sensores que saberão como você é, conhecerão suas preferências e se adaptarão às suas necessidades e aos seus gostos.

Um dos desafios para o desenvolvimento desta realidade é a criação de um sistema de interação simples entre os usuários e os dispositivos de informática.

- O telefone, o PC, tudo isso é muito complicado porque estes equipamentos estão cheios de funções e as pessoas não sabem como tirar o máximo proveito disso. Há uma enorme pesquisa em curso agora para melhorar a interação tecnológica.

Em 29 de outubro de 1969, o pesquisador, hoje com 75 anos, utilizou o sistema conhecido como Arpanet, desenvolvido pelo Governo, para enviar uma mensagem de um computador em Los Angeles para outro em San Francisco.

A inédita transmissão de um texto simples por computadores interconectados, frustrada pela primeira "queda" de uma rede na história da informática, passou a ser considerada o início daquilo que hoje conhecemos como internet, que só se tornaria popular a partir de 1994.

- Minha motivação para desenvolver esta tecnologia era fazer os computadores falarem uns com os outros.

No evento desta quinta-feira, Kleinrock posou para fotos junto ao computador do qual emitiu a primeira mensagem via rede. A máquina tem mais de dois metros de altura e é equipada com um processador que tem "menos potência" que o de um relógio de pulso.

O cientista também lembrou que, no começo da internet, não havia tanta preocupação com a segurança, porque na época todos os que estavam conectados se conheciam.
FONTE: PORTAL R7

Nenhum comentário: