A morte do desembargador aposentado Ítalo José de Medeiros Pinheiro, aos 74 anos, surpreendeu a classe jurídica do Rio Grande do Norte, como o próprio presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Osvaldo Cruz, que se encontrava em Brasília, anteontem, quando soube do falecimento do ex-presidente do TJ.
Ítalo Pinheiro faleceu na noite de anteontem, depois de sofrer um enfarto, quando voava em um avião da TAM no trajeto Brasília-Salvador. Ele voltava para Natal depois de participar do aniversário de 80 anos de um parente em Curitiba (PR), tendo deixado na escala de Brasilia o cunhado Francisco Xavier Pinheiro, pai, casado uma irmã.
Segundo Osvaldo Cruz, o senador Garibaldi Filho de imediato entrou em contato governo da Bahia, que deu toda assistência a viúva, dona Laura Pinheiro, inclusive colocando o seu avião à disposição da família para fazer o traslado do corpo até Natal.
Dedicação à Justiça potiguar O desembargador Ítalo Pinheiro fez carreira jurídica como advogado criminalista, tendo sido indicado para o Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, reprentando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte (OAB-RN). Ele chegou ao TJ em 22 de junho de 1990.
No Tribunal de Justiça, Ítalo Pinheiro exerceu diversos cargos, O desembargador Ítalo Pinheiro, tendo presidido a corte no biênio 1999/2000 e ainda vice-presidente nos anos de 1993/1994, além de ter sido membro da comissão que elaborou o anteprojeto do Juizado de Pequenas Causas e a que elaborou a nova Lei de Organização Judiciária.
Nascido em Mossoró, em 5 de março de 1934, Pinheiro também exerceu os cargos de corregedor geral, vice-presidente e presidente do e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 1991 e professor de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Era filho de José Martins Pinheiro e Maria Edith de Medeiros Pinheiro. Nos anos 70 e começo dos anos 80, foi advogado da TRIBUNA DO NORTE, era amigo pessoal dos falecidos Aluizio Alves e José Gobat Alves.
Outra faceta de Ítalo Pinheiro era a de ser desportista, pois foi presidente do Alecrim F. C, em 1969 e jogou futebol de salão no ABC F.C em 1958 e 1959.
FONTE: Tribuna do Norte
FOTO: Emanuel Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário