quinta-feira, 29 de maio de 2008

MAIS UMA VEZ O POVO DO RIO GRANDE DO NORTE É ENRROLADO



O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmou ontem que a estatal estuda a construção de uma quarta nova refinaria no País, além das unidades que serão instaladas em Pernambuco (Refinaria Abreu e Lima, em parceria com a PDVSA), no Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Premium, que provavelmente será instalada no Estado do Maranhão. Segundo ele, ainda não há um volume definido para esta nova unidade, mas o total de processamento deverá ser superior à média nacional. Ele não informou se a unidade seguirá o mesmo desenho da Refinaria Premium, que terá capacidade para processar 500 mil barris de óleo por dia e será responsável por produzir combustíveis de elevada qualidade para serem exportados. Um pouco mais cedo, em apresentação no 20º Fórum Nacional, que acontece no BNDES, o executivo havia defendido que o Brasil não fosse mero exportador do petróleo descoberto no pré-sal, e investisse na exportação de derivados, com maior valor agregado.

Sobre a área de pré-sal, Gabrielli comentou apenas que amanhã deverá receber um comunicado sobre a área de Júpiter, mas que não deverá haver maiores detalhes ao mercado sobre isso. Ainda na Bacia de Santos, Gabrielli lembrou que a Petrobras teve que retirar a sonda de perfuração da área de Carioca, no BM-S-9, para prosseguir trabalhos em outra localidade. Com isso, não foram completados os testes que dimensionariam o tamanho da reserva. O presidente da Petrobras ainda confirmou que a estatal continua ainda com o propósito de maximizar a contratação de sondas de perfuração de campos de petróleo no Brasil, apesar de nota divulgada ontem pelo Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), que indicou que os estaleiros nacionais não têm condições de atender ao pedido para a construção das 12 primeiras sondas. “O que vai ser feito no Brasil ou no Exterior vai depender da disponibilidade da indústria nacional”, disse.

Licenças

O Ibama renovou a licença da Petrobras para Operação do Sistema de Produção de Escoamento do Módulo I do Campo de Merlim, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A licença é válida até 2016 e está condicionada à continuidade da implementação dos projetos de monitoramento ambiental, controle da poluição, comunicação social, educação ambiental e do plano de emergência individual.

As operações de intervenção nos poços deverão ser precedidas de prévia anuência do Ibama. A cada dois anos, deverão ser realizadas auditorias ambientais independentes, de acordo com a resolução Conama nº 306/02 de julho de 2002. A compensação ambiental deverá ser efetivada conforme orientações da Secretaria Executiva de Compensação Ambiental.

FONTE: Tribuna do Norte
FALANDO FRANCAMENTE:
Vou pedir uma licencinha aos amigos leitores para um particularzinho com o Sr. Presidente da PETROBRAS.
Ô Dr. Gebrielli, fazendo favor, dá para descer até aqui?, sim, até aqui embaixo, junto ao povo do Rio Grande do Norte?. É que o pessoal aqui tem uma perguntinha a fazer ao Dr.:
O Dr. sabe qual é a produção diária de petróleo do Rio Grande do Norte? e o Dr. Sabe explicar qual é a diferênça entre a produção do Rio Grande do Norte para o Marãnhão? Dr, o Sr. pode explicar que discriminação é essa? o Dr. já não acha demais o reizinho de 19 dedos chegar aqui, durante a campanha política, numa tarde, subir em palanque junto com a Sra. Governadora e prometer ao povo do Rio Grande do Norte que a Refinaria seria Norteriograndense e no mesmo dia à noite em outro estado e na mesma campanha ele dizer que a refinaria já estava certa que seria em Pernambuco? E o povo do Rio Grande do Norte é moleque?.
AINDA VOU VER UM GOVERNO SÉRIO NO MEU PAÍS, o que temos aí é uma verdadeira brincadeira, um verdadeiro teatro mambembe, cheio de marionetes e mamulengo e o pior de tudo: MENTIROSOS E GOZADORES DO SOFRIMENTO DO POVO.
BASTA DE PT. O POVO ESPERA DIAS MELHORES!.

Nenhum comentário: