sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Baleia Jubarte surge morta no RN


Uma baleia da espécie jubarte com aproximadamente quatro metros, segundo uma equipe da Policia Ambiental que enterrou o animal ontem à tarde, foi encontrada pela manhã na praia de Peroba, entre os municípios de Touros e Rio do Fogo.
O cabo Faber que integra o pelotão da Polícia Ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jenipabu, disse que, mesmo não se tratando de um técnico da área, o animal era um filhote, “com uma semana ou no máximo 15 dias de vida” Cabo Faber informou, por telefone, que o filhote de baleia talvez tenha sido atingido por um arpão de barco pesqueiro, porque “havia duas perfurações de um lado a outro do animal”.
Ele explicou que tentou um contato com o pessoal ligado a programas que tratam de encalhes de animais marinhos, que medem o tamanho, coletam tecidos e marcam o local de enterro da carcaça com GPS”, mas não conseguiu falar com ninguém.
Para evitar que os nativos da praia de Peroba, pudessem retalhar a baleia para consumir a carne, eles a enterraram, pois a morte pode não ter ocorrido por causa dos ferimentos, possivelmente causados por arpão. “Ela pode ter morrido por algum tipo de doença e tem as bactérias”, dizia o militar.
A TRIBUNA DO NORTE tentou localizar o responsável pela coordenação do projeto “Pró-cetáceo”, vinculado ao Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas ninguém respondeu. O celular estava programado para não receber chamada.
Conhecida como baleia corcunda, a jubarte é chamada pelos cientistas de Megaptera novaeangliae. Quando uma jubarte salta, rompendo a tranqüilidade das águas, é um espetáculo impressionante. Elevando seu corpo quase completamente fora d’água, por alguns segundos ela parece querer vencer a gravidade e alçar vôo. Neste momento suas longas nadadeiras peitorais, que chegam a medir até 1/3 de seu comprimento, poderiam ser comparáveis às asas de um pássaro. Esta é a origem do nome Megaptera que em grego antigo significa “grandes asas”. O animal adulto pode pesar de 35 a 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento.
O site da baleia jubarte na internet - www.baleiajubarte.org.br - é uma espécie cosmopolita, habitando todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige para as águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz seus filhotes.
Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes coralíneos. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos, é o maior berço reprodutivo do atlântico sul.
FONTE: Tribuna do Norte On-line

Nenhum comentário: