quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ATENÇÃO QUEM É DIABÉTICO!.

BMJ: aspirina e antioxidantes não previnem eventos cardíacos ou derrame em diabéticos

Pesquisa realizada em hospitais escoceses e publicada na revista científica British Medical Journal sugere que a aspirina e os antioxidantes não são eficientes na prevenção primária de eventos cardíacos ou derrame em pacientes diabéticos.
O estudo contradiz as recomendações de que pessoas com diabetes sem sintomas prévios de doenças cardiovasculares deveriam consumir aspirina rotineiramente para se proteger dos riscos de eventos cardíacos e derrame.
Pessoas que já tiveram ataques cardíacos ou foram diagnosticadas com doenças coronarianas podem reduzir futuras complicações em até 25% com o uso de aspirina. Este uso deve ser criteriosamente avaliado por um médico, já que existem restrições ao uso desta medicação em pessoas com hipersensibilidade aos salicilatos e/ou anti-inflamatórios não esteróides, pacientes com risco de hemorragia, antecedentes de úlcera péptica, gastrite e hepatopatia grave e aqueles em tratamento prolongado com anticoagulantes ou antiplaquetários.
O estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego foi realizado em 16 hospitais escoceses. Participaram 1276 adultos com idade igual ou maior a 40 anos, com diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2 e sem sintomas prévios de doença cardiovascular. Os participantes foram divididos em quatro grupos que receberam: um comprimido de 100 mg de aspirina e cápsula de antioxidante (n=320), um comprimido de 100 mg de aspirina e cápsula de placebo (n=318), um comprimido de placebo e cápsula de antioxidante (n=320) ou um comprimido de placebo e cápsula de placebo (n=318).
Não foram observadas interações entre a aspirina e o antioxidante. Não houve diferença na incidência de ataques cardíacos ou derrames entre os que tomaram aspirina, antioxidante ou placebo.
Este estudo mostrou que não há evidências que indiquem o uso de aspirina ou antioxidantes como prevenção primária de eventos cardiovasculares e mortalidade na população de diabéticos estudada.

Um comentário:

Ly disse...

Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e dos últimos acontecimentos de forma leve.


www.mosaicodelama.blogspot.com

Boa leitura!