sábado, 28 de novembro de 2009

QUEM REDUZIU O ESTÔMAGO E VOLTOU A ENGORDAR CONTA COM NOVA CIRURGIA

Embora quem faz redução de estômago e volta a engordar possa ser operado de novo, muitas vezes a nova cirurgia não ocorre porque as possibilidades de complicações são grandes. Agora isso é coisa do passado. Pesquisadores franceses e americanos desenvolveram um aparelho, já disponível no Brasil, que permite operar essas pessoas praticamente sem risco para a saúde.
Desde que as cirurgias de redução do estômago para o tratamento de obesidade mórbida começaram, há cerca de 40 anos, milhões de pessoas já as fizeram em todo o mundo. O Brasil, vale destacar, é um dos países que mais as realizam. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o número de tais cirurgias aumentou 542% no Brasil desde 2001. Pacientes que seguem as orientações de seu médico, claro, emagrecem mesmo.

Mas temos percebido que uma parte deles, como não pode mais comer de maneira compulsiva, pelo fato de o tamanho de seu estômago não permitir, acaba adotando outras compulsões. Há também uma minoria que, passados cerca de três anos, não faz atividade física, abandona as orientações quanto à nutrição, volta a comer normalmente, acaba exagerando em alimentos calóricos e engorda de novo. Parte delas chega a tornar-se obesa mórbida. Essa situação, naturalmente, as deixa frustradas, não só pelo fato de se sentirem fracassadas, como também por se verem expostas às doenças associadas à obesidade, entre elas hipertensão e diabetes.

Embora pudessem ser reoperadas, não o são, porque o risco de morte por complicações - pelo fato de se interferir em uma região do organismo onde existem cicatrizes e aderências de tecidos - em uma nova cirurgia invasiva é cerca de três vezes maior do que o dos indivíduos comuns.

O maior problema que pode ocorrer em tais reoperações é a formação de uma fístula (furinho) na passagem do estômago para o intestino, possibilitando a entrada de alimentos na cavidade abdominal, o que frequentemente resulta em infecção generalizada, muitas vezes fatal.

Isso, felizmente, já é passado. Pesquisadores franceses e americanos criaram, há cerca de dois anos, e está disponível no Brasil - São Paulo, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro - um aparelho que permite operar essas pessoas praticamente sem risco. A equipe que coordeno, por exemplo, uma das primeiras a utilizá-lo no Brasil, já operou 22. Trata-se de um equipamento descartável, em forma de tubo, que é introduzido pela boca do paciente em direção a seu estômago. Manipulado a distância pelo médico, com base em imagens captadas por um monitor de televisão que integra o novo aparelho, "suga" porções do estômago aumentado e as "grampeia" - "grampo" de polipropileno -, para diminuir o espaço interno do órgão novamente. O aparelho permite diminuir também, se necessário, a região de passagem do estômago para o intestino. Desse modo, os alimentos passam lentamente por ela, dando a sensação de que o estômago está cheio, aumentando a saciedade e, desse modo, levando a uma diminuição na ingestão de alimentos.

A cirurgia, chamada revisional, dura 30 a 45 minutos. Só para se ter uma ideia das vantagens do procedimento, se fosse feita um cirurgia de diminuição de estômago pelo método tradicional, demoraria pelo menos 4 horas. É realizada em hospital sob anestesia geral leve, o que permite uma rápida recuperação e a volta para casa no mesmo dia. Infelizmente, ainda não está disponível no setor público de saúde. Mas alguns convênios já vêm autorizando o procedimento. Boa alternativa para quem se interessar é consultar o próprio cirurgião que o operou na redução de estômago anterior.
*Sergio Roll (50), médico cirurgião do aparelho digestivo na capital paulista, é doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Email: sroll@uol.com.br
FONTE: PORTAL CARAS

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O novo barão do café

Como o empresário potiguar Pedro Lima transformou a Santa Clara, uma pequena empresa sediada no Rio Grande do Norte, na maior companhia de café do país -- sem nunca ter plantado um único pé
O empresário potiguar Pedro Alcântara Lima, de 45 anos, sempre sonhou em ser fazendeiro. Egresso de uma família humilde do interior do Rio Grande do Norte, ele queria distância da vida dura levada pelo pai, João Alves de Lima, um pequeno vendedor de café da região. Diariamente, Lima montava no lombo de um burro para vender os grãos aos cerca de 30 000 habitantes da cidade de São Miguel, a 520 quilômetros de Natal, onde a família morava. Até que, já na faculdade de agronomia, em meados dos anos 80, Pedro percebeu que o campo não era assim tão interessante -- e decidiu juntar-se ao pai no negócio de venda de café. Nascia assim a Santa Clara. Passadas duas décadas, a empresa fatura 1,3 bilhão de reais ao ano. Em julho de 2008 -- mesmo sem jamais ter plantado um único pé de café -- assumiu a liderança brasileira no setor, segundo dados da consultoria Latin Panel, com 19% de participação (o primeiro lugar na Região Nordeste veio alguns anos antes, em 2000). "Jamais imaginei que poderia construir uma empresa com essas dimensões", afirma Pedro Lima, presidente da Santa Clara. "Mas descobri que não tenho talento nenhum para a agricultura. Meu negócio é o comércio."

Em sua essência, a Santa Clara permanece a mesma empresa fundada pelo patriarca, Alves de Lima, na década de 50. Seu negócio consiste basicamente em comprar café de pequenos produtores em Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo para, então, revendê-lo processado em outros mercados. O que mudou

foi a envergadura do negócio. Sob o comando de Pedro, a Santa Clara processa atualmente 116 000 toneladas de café por ano em suas quatro fábricas, o equivalente a 30 bilhões de xícaras -- volume 2 000 vezes maior que o comercializado três décadas atrás. Essa expansão deve-se ao desenvolvimento de uma gama de produtos -- e marcas -- diferentes. A Santa Clara administra cinco marcas de café, além do cappuccino e outros derivados. Essa estratégia de colocar valor numa commodity -- algo descoberto há muito tempo por empresas internacionais como a Nestlé -- foi um dos pontos que permitiram um crescimento de dois dígitos ao ano nesta década. Outro foi a sequência de aquisições empreendida por Lima -- foram quatro de 2003 para cá.

O dinheiro necessário para impulsionar o crescimento veio com a venda de 50% da Santa Clara para o grupo israelense Strauss-Elite, em dezembro de 2005. Embora a transação envolvesse um valor relativamente pequeno, de cerca de 60 milhões de dólares, garantiu para o portfólio da Santa Clara a mineira Três Corações -- hoje a marca mais importante da empresa. "Percebemos que havia um mercado imenso a ser explorado", diz Lima. "As empresas que vendiam café eram pouco profissionais e contavam com produtos de baixa qualidade. A operação com o Strauss nos deu uma marca forte para crescer fora do Nordeste."

Há três anos, a Santa Clara entrou no maior mercado do país, São Paulo. Diferentemente do que ocorre nos estados do Norte e do Nordeste, onde a empresa é quase hegemônica, o mercado paulista era (e ainda é) dominado pela americana Sara Lee, a maior concorrente da Santa Clara e dona de marcas como Pilão, Caboclo e Café do Ponto. Durante quase dois anos, Pedro Lima e outros executivos da empresa negociaram espaços nas gôndolas das principais redes de varejo na região -- mas os resultados iniciais foram pífios. "Os custos de exposição de produtos em supermercados de São Paulo são cinco vezes maiores que em outros estados", afirma o dono de uma rede varejista do interior. "Eles tinham pouco dinheiro e praticamente nenhuma marca forte para negociar." Como medida para reduzir os custos, Lima terceirizou a operação logística e diminuiu em dois terços o número de vendedores em São Paulo. Para tornar os produtos mais conhecidos, investiu na divulgação da marca Três Corações. Em meados de 2007, encomendou à agência de publicidade Ogilvy uma campanha de TV voltada exclusivamente para São Paulo. O primeiro filme criado pela agência, com uma sequência de imagens de arquivo, foi veementemente rechaçado por Lima. "O tiro tinha de ser certeiro. Não dava para ser nada morno", diz ele. Duas semanas depois, a Ogilvy conseguiu sua aprovação e colocou no ar uma campanha ao som do clássico Carinhoso, de Pixinguinha. Hoje, a Santa Clara detém 14% de participação no mercado paulista.
O estilo da Santa Clara é o estilo de seu presidente. Filho do meio de uma família de cinco irmãos, ele decidiu abandonar a faculdade de agronomia em 1985, quando tinha apenas 21 anos, para assumir o então cambaleante negócio do pai. Seu plano de expansão incluiu a construção de duas fábricas de processamento de café, em 1990 e 1998, e 23 centros de distribuição espalhados pelo país. Foi dele, também, a ideia de batizar a companhia de Santa Clara, em substituição ao anterior Nossa Senhora de Fátima, nome criado pelo pai. Na época também limou um antigo hábito do patriarca, o de vender fiado para a clientela. "Meu pai não levava jeito para gerir a empresa de forma profissional", diz Lima. Sua rotina é quase militar. Acorda diariamente às 4 horas da manhã para fazer alongamento, corre 15 quilômetros e aproveita os intervalos no trabalho para se dedicar às aulas de inglês, indispensável na hora de lidar com os sócios israelenses. "Evito participar de jantares de negócios. Preciso dormir cedo", diz.

No processo de transformar a Santa Clara numa grande empresa, Pedro arrastou seus dois irmãos, Paulo e Vicente. Assim como ele, ambos largaram os estudos quando tinham 20 e 18 anos, respectivamente, para se dedicar em tempo integral à expansão da companhia. A Paulo coube a tarefa de abrir novos mercados pelo interior do país. Dirigindo o velho caminhão da família, ele visitava cerca de 40 cidadezinhas por semana num raio de aproximadamente 1 100 quilômetros a partir de Natal. "Era comum ter de voltar à mesma loja várias vezes até conseguir uma boa negociação", afirma Paulo, hoje diretor comercial da Santa Clara. O caçula, Vicente, ficou encarregado de garantir a qualidade dos produtos e desde 1996 ocupa o cargo de diretor de insumos e exportações. Uma de suas tarefas era participar das colheitas em algumas fazendas de café para se certificar da procedência dos grãos. Por causa desse controle, quase 15% dos 170 fornecedores foram substituídos nos últimos 15 anos.

Passada a fase mais crítica do processo de expansão, Pedro tem pela frente dois desafios. O primeiro está relacionado à reorganização da lista de produtos da empresa. A sequência de aquisições dos últimos três anos deixou a Santa Clara com 27 tipos de café, em muitos casos competindo pelo mesmo mercado. Para tentar acabar com essa sobreposição, Lima contratou uma empresa especializada em reposicionamento de marcas -- a Thymus, de São Paulo. Passado um ano e meio desde o início do processo, porém, definiu-se que apenas a marca Três Corações terá abrangência nacional. "Trata-se de um trabalho minucioso", diz. "Qualquer passo errado pode nos tirar desse mercado." Seu segundo desafio está ligado ao aumento da concorrência, sobretudo por parte da americana Sara Lee. A empresa vem se desfazendo de negócios considerados não estratégicos nos Estados Unidos para investir nas áreas de alimentos e bebidas em países emergentes. Como parte de uma estratégia defensiva, a Santa Clara adquiriu recentemente duas marcas de refresco em pó da Unilever, por um valor estimado de 30 milhões de reais. "Precisamos reforçar nossa atuação", diz Lima. "De agora em diante, o jogo vai ficar mais difícil."
FONTE: PORTAL REVISTA EXAME

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CUIDADO COM A HIPERTENSÃO

O aumento da expectativa de vida da população brasileira e a crescente incidência da pressão alta em faixas etárias cada vez mais jovens fazem com que as pessoas convivam por um tempo mais longo com a hipertensão. Por isso, a prevenção e o controle da doença são essenciais para a manutenção da saúde do coração e de órgãos, como cérebro e rins.


Saiba como:

1- CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO
▪ Coma diariamente:
o Frutas, grãos e cereais;
o Hortaliças e leguminosas cozidas, como feijão, soja e ervilhas;
o Laticínios, como queijos, iogurtes e leite desnatado;
o Óleo, que deve ser de canola, girassol ou azeite. Evite o uso de óleo de coco e
dendê;
o Frutas oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas;
o Carnes, de preferência peixe, frango e bovina magra.

▪ Evite frituras. Deve-se ingerir alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados.
▪ Evite doces. Prefira as frutas como sobremesa.
▪ Fique atenta à quantidade de sal que você ingere por dia. O ideal é até 6 g diárias.
▪ Prefira ervas, especiarias e limão para temperar os alimentos.
▪ Reduza o consumo de alimentos industrializados, como enlatados, conservas, molhos prontos, salgadinhos, sopas em pó e embutidos.
▪ Evite jejum e dietas “milagrosas”, que causam muitos prejuízos ao organismo. O uso de anorexígenos - remédios para emagrecer - também não é aconselhável por aumentarem o risco de complicações cardiovasculares, como infarto e derrame.


2- CONTROLE SEU PESO

Fique atenta a:

Cálculo do peso: o índice de massa corporal deve estar entre 18,5 kg/m² e 25 kg/m². Para saber se você está dentro desses limites, basta fazer o seguinte cálculo: IMC = peso / (altura)2
Exemplo:

Peso= 58 kg e Altura: 1,65 m ▪ Circunferência abdominal: deve ser inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres.

3- TENHA MODERAÇÃO AO CONSUMIR BEBIDAS ÁLCOOLICAS

▪ De preferência, evite as bebidas alcoólicas. Se for beber, certifique-se de que seja em pequena quantidade. A ingestão moderada corresponde a beber, no máximo, de 10 a 30 g/dia de etanol, ou seja, uma lata de 330 ml de cerveja (4% de etanol), um copo de 110 ml de vinho (12% de etanol) ou uma dose de 30 ml de um destilado (40% de etanol), como uísque, pinga ou vodca.

4- NÃO FUME

▪ O cigarro eleva a pressão arterial e favorece o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.


5- PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

▪ Pratique de 30 a 45 minutos de exercícios aeróbicos (como caminhada, corrida, natação e ciclismo), de três a cinco vezes por semana.


▪ No caso da musculação, são necessárias orientação médica e acompanhamento de um profissional.

6- COMBATA O ESTRESSE

▪ Dedique algumas horas do seu dia para um hobby saudável e que traga bem-estar, como meditação, ioga, tai chi chuan e psicoterapia.


7. CONSULTE UM MÉDICO

A hipertensão arterial é uma doença “silenciosa”, ou seja, não costuma causar sintomas com frequência. É possível ser portador de hipertensão arterial há muitos anos sem perceber qualquer sintoma.
Se há história de hipertensão entre seus familiares ou se durante a sua gravidez ou em avaliações esporádicas da pressão arterial foram mensurados valores anormais, consulte um médico.
Consultar um médico com frequência regular, independentemente de haver sintomas, garante diagnósticos mais precoces e melhores resultados de eventuais tratamentos.
FONTE: curves.com.br

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novas recomendações para suplementação vitamínica na gravidez do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists

O The Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG) Scientific Advisory Committee divulgou as novas recomendações para suplementação de vitaminas durante a gravidez. O protocolo examina evidências de suplementação vitamínica e fornece uma orientação para mulheres grávidas do Reino Unido. As recomendações são as que seguem:

Suplementação de ácido fólico
Todas as mulheres que pretendem engravidar, e as grávidas até a 12ª semana de gestação, devem receber 400 mcg/dia de ácido fólico. Esta suplementação previne defeitos do tubo neural como malformações do crânio, coluna e sistema nervoso, diminui o risco de anomalias congênitas, incluindo defeitos cardiovasculares, e reduz o risco de alguns tumores pediátricos como leucemia, tumores cerebrais e neuroblastoma.

Vitamina A
A suplementação de altas doses de vitamina A (maior que 700 mcg/dia) não está recomendada, pois está associada a efeitos teratogênicos potenciais. Grávidas devem evitar comer, em excesso, produtos que contenham fígado, pois estes podem ter altos níveis de vitamina A.

Vitamina B
Estudos mostraram que a vitamina B6 reduz a severidade das náuseas, mas não evita vômitos no primeiro trimestre da gravidez. A vitamina4 B6 também está relacionada com a diminuição do risco de perdas dentárias em gestantes. Entretanto, as pesquisas falharam em mostrar outros efeitos obstétricos e neonatais positivos, e o risco de eventos adversos é difícil de ser avaliado. Consequentemente, não há evidências que fornecem a suplementação de vitamina B6 na gravidez. De maneira semelhante, não há evidências suficientes que avaliem os benefícios e os danos da suplementação de vitaminas B1, B2, B3, B5, B7 e B12 durante a gravidez.

Vitaminas C e E
A vitamina C é solúvel em água e muito encontrada em frutas e vegetais. Ela é importante para a síntese de colágeno, cicatrização de feridas, prevenção de anemia e é um agente antioxidante. A vitamina C é essencial para gestantes com maior risco de anemia por deficiência de ferro. Uma dose baixa de vitamina C é comumente incluída em multivitamínicos preparados para mulheres grávidas.

Há um interesse considerável no uso potencial das vitaminas C e E para prevenir a pré-eclâmpsia, a ruptura prematura de membranas e o crescimento intra-uterino retardado, mas estudos recentes não mostraram diferenças de risco para mulheres que receberam esta suplementação com antioxidantes (incluindo vitaminas C e E). Na ausência de evidências, a suplementação rotineira com altas doses de vitaminas C e E não está recomendada.

Vitamina D
A deficiência severa de vitamina D na gestação está associada ao risco neonatal de raquitismo e diminuição da reserva de osso mineral na infância. As mulheres em risco para a deficiência de vitamina D são aquelas com pouca exposição à luz solar, com dietas pobres em vitamina D e aquelas obesas antes da concepção. Todas as mulheres em risco desta deficiência devem receber 10mcg de vitamina D ao dia.

Vitamina K
A vitamina K está envolvida com a coagulação sanguínea. O risco de hemorragia cerebral em recém-nascidos prematuros alertou os pesquisadores a avaliarem o uso desta vitamina durante a gravidez. Os estudos recentes não mostraram redução significativa no risco de hemorragia cerebral em prematuros e nenhuma melhoria no desenvolvimento neurológico na infância quando a vitamina K era usada durante a gestação.

Em resumo, mulheres grávidas devem receber orientações para usar polivitamínicos que incluam 70mg de vitamina C, 400mcg de ácido fólico e 10mcg de vitamina D ao dia.

Outras pesquisas são necessárias para se entender os potenciais benefícios e danos, e quais são as doses mais apropriadas de vitamina que uma grávida deve receber de todos os grupos de vitaminas.

FONTE: Royal College of Obstetricians and Gynaecologists

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ABSURDO!


Chávez defende terceiro mandato de Lula e o compara a Jesus Cristo




EL TIGRE, Venezuela - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu nesta sexta-feira que os brasileiros defendam um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse não ver razão para que um líder com altos índices de popularidade tenha que deixar o poder. Chávez também comparou o colega a Jesus Cristo por trazer boas notícias para a Venezuela.
- Eu lamento que Lula saia e sei que no Brasil muitos também lamentam. Deixo a pergunta no ar: por que um presidente que está bem e tem 80% de popularidade tem que sair?

Chávez comparou Lula a Cristo por ter chegado a Venezuela no dia em que a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou a entrada do país ao Mercosul.
- Lula veio como Cristo anunciando o Evangelho. Só faltou o cabelo comprido - disse Chávez.

Apesar de retomar a ideia do terceiro mandato de Lula, Chávez disse estar certo de que a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será eleita para sucedê-lo em 2010.

- Todos sabem o peso que Dilma tem. É a próxima presidente do Brasil, podem anotar. É o que me diz esse coração. Ela é uma grande mulher com a cabeça bem coordenada - afirmou.
Chávez também agradeceu aos senadores brasileiros pelo aval a entrada de seu país no Mercosul.

- Saúdo todos os senadores. Vocês já podem se considerar em território do Mercosul. Até os que se opuseram devem reconhecer que é do interesse de todos que a Venezuela entre no Mercosul.

O venezuelano contestou a tese de que seu país não deveria ser aceito no bloco por afrontar a cláusula democrática do bloco.

- Somos um país com democracia plena, em plena liberdade de expressão. Que ninguém acredite neste conto do ditador Chávez que persegue jornalista. Em Honduras sim, há ditadura. Lá matam gente, perseguem jornalistas e fecham canais. Aqui não.

Na noite de quinta-feira, Chávez ofereceu jantar a Lula, Dilma Rousseff, e Celso Amorim (Relações Exteriores). Segundo o venezuelano, a confraternização ultrapassou a meia-noite com todos cantando parabéns para Lula que completou 64 anos na segunda-feira.

Nesta sexta-feira, os dois presidentes foram até El Tigre, no interior da Venezuela, onde simularam a primeira colheita de soja do país. A Embrapa cedeu sementes para o plantio de 8 mil hectares em fazendas socialistas. A dupla foi recebida por militantes chavistas e posou para fotos no alto de uma colheitadeira

FONTE: O GLOBO

Grávida está entre sobreviventes de avião da FAB

Foto por Editoria de Arte/R7
Trajeto da aeronave do modelo C-98 Caravan que desapereceu sobre a Amazônia.
O diretor-clínico Fábio Pimentel, do Hospital Reginoal do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), disse que há uma mulher grávida entre os sobreviventes do acidente com o avião C-98, desaparecido na manhã desta quinta-feira (29) e localizado nesta sexta-feira (30) por índios. O médico diz que todos os resgatados estão aparentemente bem, mas passam por exames, como radiografias e tomografias, por precaução.

Pimentel disse que a gestante passou por um ultrassom e que o feto, de pouco mais de três meses, está bem. Mesmo com o impacto do pouso forçado, a grávida não teve sangramentos, disse o médico. Ele disse que ainda não sabia o nome da mulher.


A FAB (Força Aérea Brasileira) disse que a aeronave, que partiu na quinta de manhã com destino a Tabatinga (AM), foi localizada às 9h40 desta sexta. O avião pousou no rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos). O C-98 foi inicialmente localizado por índios da tribo dos Matis. Os nove sobreviventes foram resgatados por aeronaves da FAB e levados ao hospital. Dois ocupantes do avião ainda estão desaparecidos.


O diretor-clínico disse que o hospital mobilizou todo o setor de emergência para receber os sobreviventes. Pimentel disse que os profissionais esperavam receber pessoas muito machucadas. Porém, os sobreviventes chegaram ao hospital sem ferimentos graves, porém, muito assustados:


- É incrível que todos estejam bem. O piloto teve muita perícia para aterrissar [no rio]. Eles só estão assustados, porque passaram por um acidente.


Os nomes dos sobreviventes divulgados pela FAB são:

1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga
2° Tenente José Ananias da Silva Pereira
1° Sargento Edmar Simões Lourenço
Sra. Josiléia Vanessa de Almeida
Sra. Maria das Graças Rodrigues Nobre
Sra. Maria das Dores Silva Carvalho
Sra. Marina de Almeida Lima
Sra. Diana Rodrigues Soares
Sr. Marcelo Nápoles de Melo


A equipe de funcionários da Funasa que estava no avião da seguiria de Tabatinga de barco até Atalaia do Norte, para participar da operação gota, uma campanha de vacinação do Ministério da Saúde em parceria com a FAB para áreas de difícil acesso, principalmente em áreas indígenas.


FONTE: R7

Carpa de 60 kg vira atração de restaurante em MG

Uma carpa de 60 kg virou atração em um restaurante de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O peixe tem 1,26 metro de comprimento e foi capturado na lagoa Várzea das Flores. Jamerson Lunardi, dono do restaurante, viu a carpa gigante às margens da lagoa e a pegou no braço. Ele pretende embalsamar o peixe.

- Não foi preciso vara nem rede. Desde que capturei a carpa, o movimento do restaurante aumentou muito. Todos querem ver o peixão. Já recebei oferta para vendê-la.
FONTE: R7

"Pai da internet" prevê que rede vai parar nas unhas dos usuários

Nesta foto do arquivo pessoal, o pai da internet Leonard Kleinrock posa na frente da primeira interface processadora de mensagens eletrônicas.

A internet completou 40 anos nesta quinta-feira (29) em uma festa especial realizada no local de seu nascimento, a UCLA (Universidade da Califórnia), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O pai da web estava presente e previu um futuro de ficção científica para a rede mundial de computadores.

Leonard Kleinrock, professor de informática da UCLA e responsável pelo primeiro envio de uma mensagem entre dois computadores ligados em rede, disse que, daqui a dez anos, na próxima década a internet vai sair da tela do computador para as paredes de edifícios, escritórios e casas, até chegar às "unhas dos dedos ou aos óculos".

Durante um evento comemorativo organizado pela Faculdade de Engenharia da UCLA, o pesquisador dise que imaginou a propagação da web pelo mundo, mas não o surgimento de redes sociais como o Facebook e o MySpace.

Kleinrock acrescentou que sejam quais forem os serviços que surgirem na rede o certo é que o futuro será "como um filme de ficção científica".

- Tudo estará baseado na tecnologia integrada, na nanotecnologia, em pequenos sensores que saberão como você é, conhecerão suas preferências e se adaptarão às suas necessidades e aos seus gostos.

Um dos desafios para o desenvolvimento desta realidade é a criação de um sistema de interação simples entre os usuários e os dispositivos de informática.

- O telefone, o PC, tudo isso é muito complicado porque estes equipamentos estão cheios de funções e as pessoas não sabem como tirar o máximo proveito disso. Há uma enorme pesquisa em curso agora para melhorar a interação tecnológica.

Em 29 de outubro de 1969, o pesquisador, hoje com 75 anos, utilizou o sistema conhecido como Arpanet, desenvolvido pelo Governo, para enviar uma mensagem de um computador em Los Angeles para outro em San Francisco.

A inédita transmissão de um texto simples por computadores interconectados, frustrada pela primeira "queda" de uma rede na história da informática, passou a ser considerada o início daquilo que hoje conhecemos como internet, que só se tornaria popular a partir de 1994.

- Minha motivação para desenvolver esta tecnologia era fazer os computadores falarem uns com os outros.

No evento desta quinta-feira, Kleinrock posou para fotos junto ao computador do qual emitiu a primeira mensagem via rede. A máquina tem mais de dois metros de altura e é equipada com um processador que tem "menos potência" que o de um relógio de pulso.

O cientista também lembrou que, no começo da internet, não havia tanta preocupação com a segurança, porque na época todos os que estavam conectados se conheciam.
FONTE: PORTAL R7

Prefeitura paga R$ 8.000 para menina Maisa e gera revolta

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) pagou R$ 8.000 para a apresentadora mirim Maisa Silva, do SBT, para que ela comparecesse a uma homenagem ao Dia do Servidor, realizada nesta quarta (28). O uso do dinheiro público gerou discussão na cidade. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O Sindicato dos Servidores criticou o prefeito Eduardo Cury por sua atitude e os vereadores da oposição pensam até em levar o caso ao Ministério Público, segundo a publicação.

A assessoria da prefeitura informou ao jornal que a contratação da menina foi decidida após uma consulta informal com os servidos para saber quais seriam seus artistas preferidos. O cachê inicial da apresentadora era de R$ 15 mil. Para a prefeitura, "a presença de Maisa no evento refletiria bom exemplo para os funcionários públicos e uma mensagem de sucesso".

Um dos vereadores da oposição, Wagner Balieiro disse que vai pedir para a prefeitura esclarecer o gasto com o cachê.

- É legítimo e importante homenagear os servidores públicos. E não temos nada contra o trabalho da menina. Mas acredito que existem maneiras melhores para se prestar essa homenagem.
FONTE: PORTAL R7

Nove teriam sobrevivido após queda do avião da FAB

Nove dos 11 ocupantes do avião C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), que caiu na selva amazônica ontem de manhã, sobreviveram. A informação foi transmitida à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, pelo Comando da Aeronáutica, segundo fonte do governo. O avião, tripulado por quatro membros da Aeronáutica, desapareceu entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM) e foi localizado por índios da tribo Matis.


Sete dos 11 que viajavam no C-98 foram enviadas pela Funasa para uma campanha de vacinação de populações indígenas. "Segundo as informações, a aeronave encontra-se em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari", informou a Aeronáutica, em nota. Imediatamente, foi iniciada uma operação para o resgate dos sobreviventes, envolvendo as aeronaves que já estavam participando das buscas.

Por Tânia Monteiro, Agencia Estado

Daiane dos Santos é flagrada em exame antidoping

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A ginasta campeã do mundo em 2003 Daiane dos Santos foi flagrada em um exame antidoping para a substância furosemida, encontrada em medicamentos diuréticos, informou a Federação Internacional de Ginástica (FIG) nesta sexta-feira.
Daiane, de 26 anos, foi submetida a um exame fora de competição, de acordo com comunicado no site da entidade. A ginasta, que se recupera de uma cirurgia no joelho, não disputa nenhum torneio desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

A FIG informou que o caso foi encaminhado à comissão disciplinar da federação, que vai julgar o processo. Daiane tem até o dia 13 de novembro para explicar sua posição.

Após a decisão da comissão disciplinar, a ginasta ainda poderá recorrer ao tribunal de apelação da FIG, acrescentou o comunicado.

Segundo o código da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), a suspensão indicada para o primeiro caso de doping de um atleta é de dois anos. Em caso de reincidência, a Wada defende a exclusão definitiva do esporte.

A brasileira, especialista nas provas de solo, foi campeã do mundo da modalidade em 2003 em Anaheim, nos Estados Unidos.

Daiane disputou os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008. Na Grécia, ela chegou como grande favorita ao pódio, mas errou a execução de um salto na final e acabou em 5o lugar. Quatro anos depois, ela voltou à final olímpica e ficou em 6o.

Índios encontram na floresta avião da FAB desaparecido

Índios de uma tribo na Amazônia encontraram o avião da Força Aérea Brasileira que desapareceu na quinta-feira com 11 pessoas a bordo e há relatos de sobreviventes, informou a FAB nesta sexta-feira.

Segundo comunicado da Força Aérea, a aeronave encontra-se entre duas aldeias indígenas na Floresta Amazônica, perto ao rio Ituí, afluente do rio Javari.

Índios da tribo matis informaram à Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a localização do avião.

"O Comando da Aeronáutica iniciou, imediatamente, uma operação para o resgate, envolvendo as aeronaves que já estavam encarregadas nas buscas", afirmou o comunicado.

As operações de busca com oito aeronaves se concentravam numa área determinada de acordo com o sinal de emergência emitido pelo avião 58 minutos após decolar de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM), na manhã de quinta-feira.

O avião da FAB levava quatro tripulantes e sete passageiros, alguns deles colaboradores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) designados para uma missão de vacinação do Ministério da Saúde em cerca de 3,7 mil indígenas de aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.

O C-98 Caravan, de fabricação Cessna, é usado para o transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias e tem capacidade para até 14 pessoas.

Na FAB, o C-98 Caravan é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio e de transporte aeromédico e no Correio Aéreo Nacional.
FONTE: REUTERS

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Susan Boyle participa de jogo, mas esquece a calça aberta

Como boa torcedora do Celtic, da Escócia, a revelação de 2009, Susan Boyle, mostrou-se uma fiel torcedora no jogo que aconteceu na quinta-feira.

Porém, a cantora, que está prestes a lançar o primeiro álbum, acabou esquecendo um detalhe: fechar a calça.

Enquanto ela era ovacionada por seus fãs, o botão de sua roupa abriu, deixando sua barriga (mais do que) saliente quase aparecendo.

FONTE: http://blogs.abril.com.br/celebridades-que-causam

BOMBA: a verdadeira história de Zina

No começo do ano, uma equipe do Pânico da TV esteve na Praça Charles Miller, defronte ao estádio do Pacaembu, para repercutir a chegada do atacante Ronaldo ao Corinthians.

Em meio ao povo-fala (jargão jornalístico para as entrevistas com populares), um dos torcedores solta um recado direto ao jogador: “Ronaldo, brilha muito no Corinthians” (sic).




Pronto. O corintiano com olhar fixo e água oxigenada no cabelo curto se transformou no verdadeiro fenômeno corintiano do ano.A curta fala virou vinheta do Pânico em meio a reportagens de todos os tipos. Virou hit na internet. Ficou famoso.




Aí vem a bomba! Realmente incomodado ou devidamente instruído por aproveitadores de plantão, Marcos da Silva Heredia (que ficaria famoso como Zina) entrou na Justiça contra a RedeTV em 22 de maio – prestem bastante atenção às datas – com pedido de indenização por danos morais.







“Ao ser entrevistado sobre a estréia do jogador ‘Ronaldo’, o requerente respondeu em sua forma habitual, e seu modo de falar o nome ‘Ronaldo’ foi alvo de chacota e gozações dos entrevistadores.” (sic)

“O requerente vem sofrendo com o assédio de maneira que sua rotina foi alterada, não podendo sair de casa, pois sempre é reconhecido como ‘Ronaldo’, o que está deixando emocionalmente abalado.” (sic)







O valor da ação: R$ 232.500,00.

Em meio aos documentos, Zina anexou um laudo que diz ser “portador de transtorno mental grave”. A Justiça decidiu suspender o processo:

“1.O autor alega ser portador de transtorno mental grave e junta
aos autos laudo médico expedido pela Secretaria Municipal de Saúde (fls.20), o que, em princípio, faz presumir sua incapacidade para a prática dos atos da vida civil e, por via de consequência, sua incapacidade processual.

2.Assim sendo, determino emende o autor a petição inicial, no prazo de dez dias, juntando aos autos prova documental idônea de sua saúde mental, sob pena de indeferimento.

Int. e Dil.

São Paulo, 26 de maio de 2009
NILSON WILFRED IVANHOÉ PINHEIRO
Juiz de Direito”

Pouco mais de um mês depois, Zina estreou no palco do Pânico na TV. Era dia 28 de junho. Durante longa apresentação, foi saudado como “o poeta de uma palavra só”.




No dia seguinte, 29 de junho, o próprio Zina pediu a extinção do processo contra a RedeTV.






Para quem tem qualquer dúvida, o número do processo é 020.09.006929-3 (2ª Vara Cível – Foro Regional XII – Nossa Senhora do Ó). A consulta é pública.

O resto da história do Zina, o pobre coitado que foi detido hoje como se fosse uma estrela, está no Google. Com a palavra, os responsáveis.




FONTE: Blog do Imbroglione


Veja o destino de quem nada sabe do que faz, se é doido? mas para cocaína não.
Pelo visto Marcos da Silva Herédia, o Zina do “Pânico na TV”, não estava muito preocupado quando foi detido no 74º DP, em Parada de Taipas, São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (28).

Enquanto aguardava para ser autuado na delegacia, Zina tirou uma de suas tradicionais sonecas. Quem flagrou a cena foi uma equipe da Rede Record, que exibiu as imagens do autor do bordão “Ronaldo, brilha muito no Corinthians” apagado em uma cadeira.

Zina estava portando meio grama de cocaína, assinou um termo circunstanciado e em seguida foi liberado pela polícia.

FONTE: http://www.blogs.abril.com.br/celebridades-que-causam

Raikkonen tem o maior salário da F1; Barrichello o segundo pior

LONDRES - Companheiro de Felipe Massa na Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen tem o maior salário entre os pilotos da Fórmula 1. De acordo com levantamento publicado pela Arabian Business, o campeão mundial de 2007 recebe aproximadamente US$ 45 milhões (cerca de R$ 78,8 milhões) por temporada.

Curiosamente, o finlandês ainda não tem garantida a manutenção dos altos rendimentos para 2010. Insatisfeita com os serviços prestados pelo piloto, a Ferrari decidiu substituí-lo por Fernando Alonso a partir de 2010 - o espanhol, aliás, é atualmente o terceiro mais bem pago, com US$ 15 milhões (cerca de R$ 26,2 milhões), atrás apenas de Lewis Hamilton, com US$ 18 milhões (cerca de R$ 31,5 milhões).

Campeão mundial, Jenson Button recebeu este ano US$ 5 milhões (cerca de R$ 8,7 milhões), bem mais que seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, que ganhou "apenas" US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,75 milhão). O inglês da Brawn GP, porém, já admitiu publicamente que foi obrigado em 2009 a bancar alguns custos de seu emprego, como as passagens aéreas aos locais das corridas.

Afastado devido a um acidente desde o GP da Hungria, em julho, Felipe Massa embolsou US$ 8 milhões (cerca de R$ 14 milhões) em 2009. Quatro pilotos, porém, pagam para correr na Fórmula 1: Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil, da Force India, Romain Grosjean, da Renault, além de Kazuki Nakajima, da Williams.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Tom Rubython, tais valores não incluem os patrocínios, que podem triplicar os rendimentos de um piloto.

Confira a lista:

1. Kimi Raikkonen - US$ 45 milhões (cerca de R$ 78,8 milhões)

2. Lewis Hamilton - US$ 18 milhões (cerca de R$ 31,5 milhões)

3. Fernando Alonso - US$ 15 milhões (cerca de R$ 26,2 milhões)

4. Nico Rosberg - US$ 8,5 milhões (cerca de R$ 14,8 milhçoes)

5. Felipe Massa - US$ 8 milhões (cerca de R$ 14 mnilhões)

6. Jarno Trulli - US$ 6,5 milhões (cerca de R$ 11,3 milhões)

7. Sebastian Vettell - US$ 6 milhões (cerca de R$ 10,5 milhões)

8. Mark Webber - US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 9,6 milhões)

9. Jenson Button - US$ 5 milhões (cerca de R$ 8,7 milhões)

10. Robert Kubica - US$ 4,5 milhões (cerca de R$ 7,8 milhões)

11. Heiki Kovaleinen - US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 6,1 milhões)

12. Nick Heidfeld - US$ 2,8 milhões (cerca de R$ 4,9 milhões)

13. Timo Glock - US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,5 milhões)

14. Giancarlo Fisichella - US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,6 milhões)

15. Sebastien Buemi - US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,6 milhões)

16. Rubens Barrichello - US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,75 milhão)

17. Jaime Alguersuari - US$ 0,5 milhão (cerca de R$ 875 mil)

Vitantonio Liuzzi - paga para correr

Adrian Sutil - paga para correr

Romain Grosjean - paga para correr

Kazuki Nakajima - paga para correr
FONTE: JB ONLINE

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

08/06/2009 - Unilever vende marcas de suco de saquinho à Santa Clara

O consumidor, quando faz compras e passa pela prateleira onde ficam os refrescos em pó, sequer imagina que o produto é um dos maiores mercados de bebidas do país. Os pacotinhos de suco, sempre espremidos em um canto para dar mais espaço no ponto de venda para chás prontos e isotônicos, movimentam bem mais que seus companheiros do setor. As vendas somam R$ 1,429 bilhão ao ano, segundo dados da Nielsen.

Esse valor supera em 8,2% as vendas nacionais de uísque e em mais de 12% as de água mineral. Esse grande mas humilde mercado liderado pela Kraft, com quase um terço do mercado com as marcas Tang, Clight e Fresh, mudou. A anglo-holandesa Unilever vendeu na semana passada as marcas Frisco e Tornado para a Santa Clara Participações, uma joint venture entre o grupo israelense Strauss e a São Miguel Holding, do Rio Grande do Norte.


A Santa Clara é umas das maiores empresas de café no país, assim como o parceiro israelense. Donas das marcas 3 Corações (a segunda mais vendida em São Paulo), Café Santa Clara (uma das líderes no Nordeste) e Café Pimpinela (a segunda na preferência dos fluminenses), a Santa Clara está no mercado de café há mais de 50 anos, com mais de 130 produtos diferentes, todos relacionados a café, como o cappuccino solúvel.

Mas o que leva uma empresa tao ligada ao tradicional setor de cafés a investir em sucos em pó, categoria que desde 2006 têm vendas estagnadas graças à imagem de artificialidade que colou com força em seus produtos? Os custos de distribuição, segundo Pedro Lima, presidente executivo da Santa Clara. "Precisámos reduzir nossos custos de distribuição aumentando a variedade de produtos com que trabalhamos", diz ele. Sucos em pó, afirma, são produtos que dependem de duas coisas para vender bem: uma boa marca e uma ótima distribuição. "A distribuição nós temos, agora compramos as marcas também". A Santa Clara, além de sete unidades industriais, tem 23 centros de distribuição espalhados pelo país, em todas as regiões - além de uma frota própria de 400 caminhões. "Dominamos toda a cadeia do café, desde o beneficiamento do grão verde até a entrega ao varejo. Vamos fazer isso com refrescos em pó também."

A aquisição envolve apenas as marcas da Unilever. A linha de produção dos refrescos, em Goiás, está sendo modificada para ser adaptada a outra manufatura. Há cerca de quatro meses a multinacional não fabrica mais os sucos em pó. Mas, pelo acordo com a companhia potiguar, voltará a reativá-la a partir de agosto para fornecer o produto à Santa Clara por seis meses. "Esse é o tempo que precisamos para que a nova fábrica que vamos construir em Mossoró só para essa linha de sucos fique pronta", diz Lima. O valor do negócio ele não revela. Mas adianta que está investindo R$ 60 milhões, montante que inclui o valor pago a Unilever, a construção da fábrica no Rio Grande do Norte e também outra aquisição recém-fechada, a do Café Letícia, tradicional marca de Minas Gerais. A Unilever confirma a venda.

"Nosso foco é o negócio de café. O suco é um complemento que fará diferença em nossos custos", afirma Lima. Ele espera, que com a ajuda dos sucos em pó , cujo consumo concentra-se nas classes C (33%) e D/E (44%), o faturamento da Santa Clara passe do R$ 1,270 bilhão registrado em 2008 para R$ 1,370 bilhão até o final do ano.

"Queremos por fruta natural nos saquinhos", diz Lima. As duas marcas terão um bom quinhão da verba de R$ 40 milhões que o grupo destina esse ano para marketing. Famosa nos anos 90, a marca Frisco tinha a apresentadora Xuxa como garota propaganda. Naquela década, Tornado e Frisco eram marcas da Arisco, comprada pela BestFoods em 2000. Logo depois, a Unilever comprou mundialmente a BestFoods.

sábado, 17 de outubro de 2009

DANDO MILHO AOS POMBOS

O Exelentíssimo Sr. presidente da república, no uso de suas atribuições especial de eleger a Sra. Dilma a sua cadeira no planalto, arma seu circo político em pleno sertão nordestino e no picadeiro faz a festinha particular dando chaves de casa. Muita coincidência, porque logo agora? e porque Dilma a tiracolo? e o povão ainda engole. Vergonha!

Deu em o correio braziliense
Lula encarna Silvio Santos
No capítulo final da visita ao sertão, presidente transforma entrega de casas em Pernambuco num misto de show de calouros e bingo

De André Duarte:

O apresentador Silvio Santos quis ingressar na política ao tentar emplacar, sem sucesso, a sua candidatura a Presidência da República nas eleições de 1989.

Ontem, em pleno sertão pernambucano, o presidente Lula pareceu ter encarnado a personalidade folclórica do magnata da TV ao comandar uma solenidade de entrega de 55 casas num povoado afastado da zona rural entre Salgueiro e Cabrobó.

Além de quebrar o protocolo — fato corriqueiro nas suas agendas públicas —, o petista atacou de mestre de cerimônia ao inverter os rumos do evento na Vila Produtiva do Junco, que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Quando a solenidade ainda estava no começo, Lula causou surpresa ao tomar um microfone sem fio para anunciar que iria dispensar o discurso para comandar pessoalmente o sorteio de todas as casas.

Num misto de locutor de bingo e humorista, o presidente sorteou os bilhetes, chamou as famílias para receberem as chaves no palco, inventou apelidos aos sorteados e até orientou a segurança sobre como coordenar o esquema de circulação das pessoas.

Na prática, o sorteio serviu apenas para definir em que casa ficaria cada uma das famílias beneficiadas. O cerimonial da Presidência planejava apenas que os primeiros sorteados subissem ao palco para o recebimento de chaves simbólicas, economizando tempo para os discursos oficiais.

Acompanhado dos ministros Geddel Vieira de Lima (Integração Nacional) e Franklin Martins (Comunicação Social) e dos governadores Eduardo Campos e Cid Gomes (Ceará), Lula pediu que cada um deles anunciasse o nome de um sorteado.

Coube ao deputado federal e presidenciável Ciro Gomes (PSB), que também foi ao local como convidado, chamar o segundo sortudo. Até o cinegrafista de uma produtora de TV foi convocado.
FONTE: BLOG DO NOBLAT

E NO SERTÃO NORDESTINO...


Dilma promete emprego fixo para todos
Após o fim da obra, pessoal temporário vai ter trabalho permanente, diz ela

De Leonencio Nossa:

Sob o sol escaldante do sertão pernambucano, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, prometeu ontem empregos fixos nas cidades por onde passará o canal da transposição do Rio São Francisco.

Em discurso ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no canteiro de Cabrobó, ela avaliou que, depois do encerramento das obras, os 8.500 empregados temporários do projeto poderão conseguir ofertas de trabalho permanente que deverão surgir na área.

Em "estágio político" no mais tradicional reduto eleitoral do lulismo, a ministra e pré-candidata à Presidência em 2010 ainda destacou que os moradores do semiárido terão água com qualidade, saneamento básico e moradias ao longo dos 722 quilômetros de canais.

"Essa é uma das maiores obras já feitas no mundo e significa vida para 12 milhões de pessoas e que nossos filhos não serão vítimas de doenças."

Dilma chegou a parafrasear o líder sertanejo Antonio Conselheiro ao defender o principal programa de infraestrutura do governo no Nordeste.

"O sertão vai virar mar", disse a ministra. Pouco antes, o cantador Antonio Marinho havia citado o chefe do arraial de Canudos destruído pelo Exército no sertão baiano, em 1897.

De calça jeans e tênis preto, a ministra fez um discurso voltado para o eleitorado feminino: "Queria dar um abraço em todas as mulheres que estão aqui.

" Em seguida, ressaltou que as águas, que chegarão pelos canais em construção, serão de "boa qualidade" e repetiu que haverá oferta de empregos. "Não vai faltar trabalho para nenhum de vocês quando esta obra acabar", disse.
FONTE: Blog do NOBLAT

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BIZARRO

Homem dá tiro de canhão e acerta casa do vizinho nos EUA
Incidente ocorreu em Georges, na Pensilvânia.Acusado prometeu não 'brincar' mais com a arma em casa.
Imagem da TV local mostra a bala disparada por William Maser. (Foto: Reprodução)
Um homem atingiu acidentalmente a casa de seu vizinho com um tiro de canhão na Pensilvânia, nos Estados Unidos, na quarta-feira (2).O caso ocorreu na cidade de Georges.
William Maser, de 54 anos, é um fanático por história que tem como hobby recriar armamentos de guerras antigas.A bala, de cinco centímetros de diâmetro, teria ricocheteado e atingido uma janela e um muro da casa, antes de parar em um armário. Ninguém ficou ferido. O autor do disparo foi processado. Ele disse a uma TV local que fazer réplicas de canhões do século XIX é um hobby antigo, pediu desculpas e disse que não vai mais disparar tiros de sua casa.
FONTE:
Do G1, em São Paulo

Freira é detida em Nova York por dirigir bêbada e provocar acidente

Uma freira de Nova York foi presa depois de dirigir sob o efeito do álcool e bater seu carro contra uma árvore ao tentar desviar de um grupo de crianças que brincava na rua. Segundo as autoridades, a irmã Lauren Hanley, de 68 anos, possuía uma garrafa de bebida alcoólica dentro do carro quando bateu contra uma árvore no condado de Wantagh, em Long Island, na última quarta-feira (2).

De acordo com a Polícia, a irmã começou a beber dentro da igreja Saint Frances de Chantal durante sua jornada de trabalho. Ela estava com teor alcoolico de 0,18 no sangue, mais do que o dobro permitido pela lei local, 0,08. A freira quase atropelou duas crianças de 10 anos e uma adolescente de 14 que brincavam na rua. Depois disso, continuou dirigindo em ziguezague, batendo em alguns veículos estacionados, até se chocar contra a árvore. Rosa Rodríguez, uma das frequentadoras da igreja Saint Frances de Chantal, disse ao canal "47" que Lauren, que não tem ocorrências anteriores por embriaguez, deveria ser um exemplo "mais sério" para a comunidade "porque é uma freira, uma pessoa da Igreja na qual as pessoas confiam". Para Rodríguez, a Justiça não deve abrir uma exceção para Hanley pelo fato de ela ser freira "porque está pondo em perigo sua vida e a de qualquer outra pessoa na rua".
TRISTE MAS ACONTECEU.
FONTE: G1

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ATÉ QUANDO?

Até quando vamos aguentar esta patifaria institucionalizada? Até quando vamos ver este circo?
Em grampo da PF, Fernando Sarney acalma filho em relação a cerco ao nepotismo
Empresário fala que decide nomeações no gabinete de Epitácio Cafeteira (PTB-MA); filho é demitido, mas a mãe é contratada um mês depois
De André Michael, Andreza Matais e Hudson Corrêa:
Filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o empresário Fernando Sarney diz em conversa interceptada pela Polícia Federal que é o dono de uma vaga no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). "Boto quem eu quiser", afirmou ao filho João Fernando em 27 de agosto de 2008.
Na época, o cargo era ocupado por João Fernando. Devido ao cerco ao nepotismo no Congresso, ele foi demitido sigilosamente em 2 de outubro.
A dispensa só foi publicada em abril deste ano em boletim no Senado, no episódio que deflagrou o escândalo dos atos secretos e levou José Sarney ao Conselho de Ética do Senado.
Na época, ao ser questionado sobre a nomeação do neto, Sarney negou interferência nas contratações. "Aqui no Senado, todos sabemos, não se nomeia para o gabinete quem não for requisitado pelo senador."
Na conversa, gravada pela polícia com autorização da Justiça, Fernando falava com o filho sobre a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de proibir a contratação de parentes nos três Poderes.
Com salário de R$ 7.200, João Fernando estava preocupado com a medida do STF, mas é tranquilizado pelo pai.
"Se tiver que, de alguma forma, ter uma atitude, tiver que sair mesmo, ele [Cafeteira] já me disse que o lugar é meu, que eu boto quem eu quiser", afirmou Fernando Sarney. Foi o que ocorreu. Menos de um mês após a demissão do filho, assumiu o cargo a mãe dele, Rosângela Terezinha Gonçalves.
FONTE:
Blog do Noblat

E VAI COMEÇAR TUDO NOVAMENTE

Num governo em que o presidente não desceu do palanque da reeleição, aproveitou o clima de campanha e logo tratou de trabalhar na indicação de uma candidata a suceder-lhe, é uma decorrência natural que ministros com aspirações nas urnas de 2010 também atropelem o calendário das eleições.
É atitude coerente com o estilo do chefe, mas reprovável sob vários aspectos.O mais evidente é o descumprimento de prazos e datas estabelecidos pela Justiça eleitoral, algo sempre passível de contestação formal.
Assim como Fernando Henrique, a partir de determinado momento do primeiro governo, passou a acordar e dormir com a ideia fixa da aprovação do segundo mandato consecutivo, Lula não toma qualquer decisão de alguma importância sem embalá-la num clima de campanha.
Visitas a canteiros do PAC foram convertidas em comícios, e a confirmação do petróleo no pré-sal inspirou a modelagem de um plano de reestatização do setor, com o erguimento de bandeiras nacionalistas e brados contra os “entreguistas”, sob medida para uso em 2010.
O descompromisso com calendários legais e a despreocupação com o uso do dinheiro do contribuinte em projetos políticos pessoais e partidários passam a ser práticas usuais também de ministros, à medida que avançam as negociações para a montagem de alianças e chapas regionais, como revelado em reportagem do GLOBO.
O petista Tarso Genro, da Justiça, um dos ministros pré-candidatos, sintomaticamente cumpre agendas, sempre às segundas e sextas, em Porto Alegre, sua base eleitoral.
A fórmula de se manter ministro, usar os recursos materiais e financeiros da pasta, sustentados pelo contribuinte, para fazer política de cunho pessoal fora da época legal, é disseminada: Geddel Vieira, ministro da Integração Nacional em nome do PMDB, é visto com frequência na Bahia, onde executa a missão de pavimentar a candidatura a governador do estado.
O mesmo sucede com o nome do PT para suceder a Aécio Neves em Minas, Patrus Ananias, cuja assessoria se esmera em fazer coincidir assuntos da pasta do Ministério do Desenvolvimento Social com os interesses eleitorais do ministro.
Também não foge à regra Paulo Bernardo, do Planejamento, muito presente em Curitiba, onde mora com a mulher, Gleisi, aspirante a candidata ao Senado. E também Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, peça nas articulações fluminenses.
Do ponto de vista formal, argumenta-se que todos cumprem lei que faculta a viagem de ministros para casa no fim de semana, e a volta ao trabalho, transportados em asas oficiais. Se assim for, há, no mínimo, uma grave infração ética.
QUE VERGONHA!!!
FONTE:
Blog do Noblat

domingo, 20 de setembro de 2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

RABO DE LAGARTIXA ENGORDA.

Em 1975, com 19 anos, como se diz aqui no nordeste, “sentei praça” (servir ao Exército Brasileiro) naquela época eu tinha 1,82cm com 80 kg, um verdadeiro atleta ou melhor, um tanque de guerra como fui denominado na caserna, tudo era novidade para mim, mas eu tinha uma enorme vontade de ser militar coisa que ajudou muito a me adaptar a vida dentro de um quartel mas houve uma coisinha que não consegui me adaptar e daí é que chega ao que quero relatar. Um dia, depois de uma manhã de exercícios, muito cansado e faminto, escuto o toque da corneta anunciando o rancho (almoço), oba! Exclamei com alegria, vou pegar a bóia e descansar pelo menos uns 15 minutos para aguentar a tarefa vespertina. Mal sabia do que estava a me acontecer, entro no refeitório e logo vem a notícia, a mistura hoje é carne de charque, poxa, logo hoje que estou com uma fome de comer um boi inteirinho? Gente, a carne de charque que era servida naquele tempo era feita assim:
Pega-se a carne de charque ( Jabá ) retira do saco e coloca em uma panela de pressão com capacidade de uns 100 quilos acrescenta água e óleo e tome fogo, quando pronta fica só uma melaceira aquilo vira uma mistura de gordura com gordura, imaginem só! Mas isso é fácil eu como ou se me embrulhar o estômago na hora eu troco por uma porção de doce (duas barrinhas de doce de goiaba açucarada) com algum colega, dito e feito, ao olhar aquela piscina de gordura não me deu apetite de degustá-la, senti uma vontade de estar em casa e comer a comidinha da minha mãe, mas como não poderia realizar meu desejo, tive que encarar aquela “gororoba” mesmo, depois veio a vez do arroz que estava bom mesmo e o feijão com um aroma tão agradável que pedi mais uma concha, cheguei a mesa e já fui sem demora a degustar aquela comida, já tinha trocado a mistura por doce, estava esperando que o feijão estivesse recheado com algo que me desse o gosto da mistura, isso é costume colocar uma charque para cozinhar com o feijão, e sem nem olhar aos lados, ocupado com o meu trabalho de engolir meu almoço, fui surpreendido ao ver meu colega que estava sentado a minha frente, parar de comer e vomitar no salão do refeitório, tumulto feito, logo tomei conhecimento que o motivo da confusão era que o colega tinha mordido um rabo de uma lagartixa e estava dentro do feijão. Pessoal, logo o que eu tinha colocado mais na bandeja e tinha comido mais? Não cheguei a vomitar mas passei mal por uns instantes, deste dia em diante e durante uns 6 meses eu não comi mais no refeitório, quando soava a corneta para o rancho eu me dirigia a cantina e comia bolo com refrigerante, aquela cantina do quartel só tinha bolo e eu comia dois, três pedaços de bolo com FANTA pois era a única opção que tinha, eles vendiam salgados mas na hora do almoço não tinha mais só tinha bolo, daí em me empanturrava e com esta dieta por uns 6 meses eu engordei uns 20 quilos, saí do Exército com uns 100 quilos e de lá para cá foi como uma bola de neve, engordei bastante, cheguei a pesar 254 quilos, em 1997 fui à Sorocaba – SP me internei em um “SPA” em dez meses emagreci cem quilos e duzentas gramas, não aconselho um gordo mórbido ( meu caso ) ir para um “SPA” a não ser se quando sair de lá vá diretamente para uma GASTROPLASTIA. Saindo do “SPA” e retornando a vida normal, entrei em um processo re recuperação do que tinha emagrecido em uma velocidade enorme e logo estava com 227 quilos em 2000, foi quando resolvi fazer a GASTROPLASTIA, fui para Curitiba – PR em Março de 2000 e fiz a cirurgia, ótimo resultado, emagreci e cheguei a 138 quilos, bem o propósito da cirurgia foi um sucesso, muito provável que se não tivesse feito, hoje estava embaixo de sete palmos com uma lápide acima dizendo: “-CONSEGUI EMAGRECER, TÔ SÓ O OSSO!!!”.
Passaram-se 9 anos e eu engordei, hoje estou com +/- 170 quilos, cansando com facilidade, procurei meu cardiologista o Dr. Cleanto Carlos Rêgo, meu primo/irmão e ele me disse bem firme e convicto: “-Seu coração já não aguenta mais o peso que você está colocando para ele, acho que tá na hora de você refazer a cirurgia de 2000”.
Bem, dito isso e imediatamente ele mesmo providenciou o encaminhamento e estou já na espera do dia que deve ser marcado nesta quarta-feira (27/05/2009).
Ufá.. Tudo isso para provar uma coisinha só.
“RABO DE LAGARTIXA ENGORDA”
Duvida???


Vanildo Rêgo

26.05.2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ANA CLARA DE SOUZA RÊGO

Novamente é o seu aniversário, fico imaginando o que
poderia fazer para lhe surpreender lhe alegrar e
lhe proporcionar grandes momentos de felicidade.

A alegria me invade o coração, os sonhos,
a vida me dando a certeza
de que tudo e todos os momentos que vivemos são únicos e inesquecíveis.

Devemos acreditar cada vez mais no amor ao próximo,
a Deus por nossas vidas preciosas, a tudo o que somos
e construímos para o nosso bem estar.

Desejo ver em seus olhos o brilho da gratidão por
mais um ano de vida.

Ainda que seja um desafio viver é preciso ter fé e confiança
para vencer todos os obstáculos de nossa jornada.
Acreditamos que a felicidade está dentro de cada coração e que você
saiba construir ao seu redor um mundo de sonhos mesmo que
pareçam impossíveis, mas nunca deixe de sonhar.

Desejo muitas felicidades e que possamos sempre
estar juntos nos momentos de alegrias e de tristezas.
Você para mim será para sempre um cristal precioso que
brilhará a cada amanhecer de um novo dia.


Parabéns e Um Feliz Aniversário minha filha querida.!!!

25/05/2009
Vanildo Rêgo

quarta-feira, 20 de maio de 2009

DR. CLEANTO CARLOS RÊGO

Completamente feliz, é como você deve estar hoje, afinal o dia é todo seu, e todos os parabéns serão direcionado a essa pessoa especial que você é.
Cantar Parabéns e desejar felicidade não é tudo, queria mesmo saber de alguma forma como lhe parabenizar e mostrar toda a admiração que sinto.
Agradeço aos céus por ter feito de nós primos, mais muito mais, para mim, é como se fossemos irmãos. Sempre estarei torcendo por você espero que em nenhum momento a felicidade se distancie, que ela seja durante todo o dia de hoje e para sempre sua inseparável companheira, que você subtraia as incertezas, as dúvidas e que multiplique a alegria a paz e a felicidade. Seja sempre assim primo nunca deixe de carregar em seu coração essa simplicidade que fez de você esta pessoa maravilhosa. Que em cada passo dado em direção ao futuro seja dado com segurança e com muita confiança pois o seu futuro será sempre brilhante assim como você.
Querido primo, quero muito que seja feliz e principalmente hoje desejo felicidades que este dia seja inesquecível, repleto de coisas positivas e que você continue assim, admirável.
Parabéns primo, QUE DEUS O ABENÇOE e te encha de saúde.
Neste momento, de mãos postas e olhar direcioinado aos céus, peço a DEUS que se eu viver 100 anos, você viva muito mais pois acredite, aqui na terra só há um médico a quem eu deposito toda a minha confiança, é você meu querido primo, saiba que com a permissão de DEUS, você já me deu a oportunidade de estar aqui neste momento.
Com as mãos tremulas e os olhos lacrimejando, escrevo e leio esta mensagem que eu dedico a tí.

Vanildo Rêgo

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Susan Boyle é flagrada com novo visual

Cantora conquistou fãs após concurso de talentos britânico.Quarentona foi flagrada com salto alto e jaqueta de couro.
Fenômeno na TV, nas páginas dos jornais e na internet, onde foi vista mais de cem milhões de vezes, Susan Boyle declarou que não quer mudar de visual. “Há algo errado em parecer Susan Boyle?”, questionou a escocesa desempregada, de 47 anos. Apesar disso, ela tem sido vista mais arrumada nos últimos dias.
Já apareceu com um vestido florido lilás, e agora foi flagrada com salto alto e jaqueta de couro. Até a cor do cabelo de Boyle parece ter mudado, e a cantora vem desfilando madeixas mais castanhas, sem os fios grisalhos de antes.
Boyle virou assunto no mundo todo ao participar do reality show “Britain’s got talent”. Com idade mais avançada do que a média dos competidores e fora dos padrões de beleza, ela foi motivo de chacota ao pisar no palco. No entanto, deixou todos boquiabertos ao soltar a encantadora voz, apresentando “I dreamed a dream”, do musical “Les Misárables”.
FONTE: G1

Internazionale rescinde contrato de Adriano

Clube italiano agradece a atacante e diz que acordo foi amigável
A Internazionale anunciou nesta sexta-feira a rescisão do contrato do atacante Adriano. Em nota divulgada em seu site oficial, o clube disse que o rompimento aconteceu após acordo mútuo entre as partes.
O brasileiro havia anunciado há duas semanas que deixaria o futebol por tempo indeterminado. Ele garantiu que volta aos gramados apenas quando reencontrar a alegria em jogar.
Segundo o empresário do Imperador, Gilmar Rinaldi, não houve compensação financeira pela rescisão. O agente revelou que existia cláusula de quebra de contrato de 200 milhões de euros (R$ 580 milhões), mas o acordo aconteceu de forma amigável.
- Estive na Itália na semana passada e praticamente tínhamos acertado tudo. Dependia apenas da documentação. Foi um acordo amigável, sem pagamento por qualquer uma das partes. Ele está livre e pode jogar por qualquer clube, até da Itália se achar conveniente - afirmou Rinaldi ao canal SporTV.
Na nota oficial, a Inter agradeceu a Adriano pelos serviços prestados ao clube. O atacante marcou 74 gols durante os oito anos que vestiu a camisa do time de Milão.

FONTE: MSN LANCENET

quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º DE ABRIL??

Aneel reduz encargo e conta de luz terá redução

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu em 30% o valor da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC) para 2009. O valor total do encargo neste ano será de R$ 2,471 bilhões, dividido entre distribuidoras de energia, transmissoras e cooperativas. Segundo a Aneel, o novo valor, aprovado ontem poderá resultar em reajustes tarifários menores. A Aneel estima uma redução média de 1% do impacto do encargo nas tarifas das distribuidoras. A Eletrobrás tinha apresentado uma proposta para a CCC no valor de R$ 4,176 bilhões, 40,8% superior ao aprovado pela agência. A CCC é um dos principais encargos incidentes na tarifa de energia e subsidia a compra de combustível usado na geração de energia por usinas termelétricas que atendem comunidades isoladas, principalmente da Região Norte. A contribuição é recolhida em parcelas mensais pelas concessionárias de distribuição e transmissão e também é paga por todos os consumidores de energia do país na conta de luz. O valor da CCC aprovado ontem poderá ser revisto no segundo semestre em função da previsão do crescimento do mercado dos Sistemas Isolados e da geração hidráulica.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
É difícil de acreditar, será que é mais uma pegadinha de 1º de abril?.

sexta-feira, 27 de março de 2009

MAIS UMA DO LULINHA, FALASTRÃO SEM LIMITES.

Declaração de Lula a premiê britânico causou 'constrangimento', dizem jornais

Segundo jornais britânicos, comentários de que crise teria sido obra de 'gente branca de olhos azuis' pegou Gordon Brown de surpresa.

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a crise financeira foi causada por "gente branca de olhos azuis" foi destaque na imprensa britânica nesta sexta-feira.
O comentário foi feito na quinta-feira, no encontro com o premiê britânico Gordon Brown, em Brasília.
Para vários jornais, a declaração pegou Brown de surpresa. Segundo o Daily Telegraph
e o Independent, o premiê britânico ficou "constrangido".
De acordo com o Times, "os esforços de Gordon Brown de 'amaciar' o caminho para um acordo internacional na reunião do G20, em Londres, encontraram um 'quebra-molas' no Brasil", quando o premiê ouviu a frase de Lula.

O Times destaca ainda que Lula já avisou que as discussões no G20 serão "apimentadas", quando os líderes mundiais se reunirem para negociar quem deve pagar os custos da crise.
"As declarações de Lula ameaçaram ofuscar o anúncio da proposta de uma injeção de 100 bilhões de libras (cerca de R$ 326 bilhões) de financiamento para impulsionar o comércio mundial. Brown disse que a expansão do crédito é o requerimento mínimo (para recuperar a economia) com o colapso das exportações em vários países", disse o jornal.

O diário Financial Times diz que Brown tentou se distanciar de Lula ao ouvir o comentário sobre "gente branca de olhos azuis", respondendo que "não ia atribuir culpa a nenhum indivíduo".

Para o jornal The Guardian, os comentários de Lula "animaram a viagem de cinco dias de Gordon Brown pelas Américas do Sul e do Norte. Ela foi planejada para preparar o caminho para um acordo global sobre como combater o desaquecimento econômico na reunião do G-20, na próxima semana, a ser presidida por Brown".

O Guardian destaca ainda que Brown viajou para o Brasil para anunciar sua última iniciativa para estimular o comércio global e que ele foi extremamente elogiado por Lula.
"Mas enquanto eles esperavam na entrada formal do palácio presidencial, Brown teve que assistir enquanto o combativo ex-líder sindical embarcou em uma de suas conhecidas tiradas."
Mas em editorial, o jornal afirma que talvez o premiê britânico devesse usar melhor o seu tempo, preparando o encontro do G20 na semana que vem.
O editorial afirma que a reunião está ficando tão ambiciosa que será "impossível resolver qualquer coisa".

O Independent cita um secretário do Ministério do Exterior britânico, que durante a vista de Brown a Brasília disse que "os líderes das maiores economias globais vão ter que produzir mais do que retórica vazia" na reunião do G20.

O diário afirma que o premiê britânico ficou "constrangido" quando Lula citou a "gente branca de olhos azuis", mas que fontes do governo sugeriram que os comentários foram para "consumo doméstico".

O Daily Telegraph
também diz que Brown parecia "constrangido", e que o comentário de Lula ofuscou o anúncio do fundo para estimular o comércio global.

E o Daily Mirror
classificou os comentários de Lula como "bizarros" afirmando que outro secretário do governo, que estava na platéia, demonstrou uma expressão de enfado ao ouvir as palavras.

Até quando vamos ver 0 nosso representante falar baboseiras por aí a fora? que vergonha? Fala pelos cotovelos e aínda foi mais feio pois ele gaguejou muito nas respostas dando uma visível demonstração de insegurança em suas respostas, isso mesmo insegurança, tanta que falou este desatino.

Pois é, até quando vamos ver este falastrão brincar de governar um país? e não tem que possa dar uma tesourada nele antes que ele se ache protagoniosta de verdadeiras prosopopéia?.

Ainda bem que está perto de acabar com esta vergonha e este martírio para meus ouvidos. E melhor ainda, pelo andar da carruagem, não fará o seu sucessor, com isso se concretizará a velha linguagem telegráfica: PT. Mas o PT que eu me refiro não é Partido dos trabalhadores e sim: PONTO FINAL , coisa que não deveria nem ter começado.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Contra a crise, banco de esperma dos EUA faz promoção

'Todos sentem os efeitos da crise', diz a porta-voz Danielle Moores.Sêmen com tarifa promocional é vendido entre US$ 250 e US$ 350.

Devido à crise, banco de esperma dos EUA anunciou descontos para estimular a demanda. (Foto: AFP)

Seguindo o exemplo de outros setores da economia, um banco de esperma nos EUA, o Xytex, anunciou uma promoção para tentar estimular a demanda. Os descontos sobre as amostras de sêmen podem chegar a US$ 200.

"Todos sentem os efeitos da crise. E, para as famílias que estão buscando soluções para ter um filho, cada dólar faz a diferença", disse Danielle Moores, porta-voz do banco de esperma Xytex.

O sêmen em promoção oferecido pelo Xytex é o de doadores selecionados, já que o banco possui um número grande de amostras, tornando seu custo mais barato do que o de doadores comuns.

O sêmen com tarifa promocional é vendido entre US$ 250 e US$ 350, enquanto o de um doador comum custa entre US$ 385 e US$ 585. O Xytex também oferece amostras entre US$ 290 e US$ 390, para una técnica particular de fecundação in vitro.

FONTE: G1


Amebas trabalham em conjunto para produzir superorganismo no Texas

Após produzir superlativos como a maior estátua de uma lebre e o presidente mais impopular dos dias modernos, o Texas agora pode ostentar o mais bizarro e indubitavelmente mais pegajoso campeão até hoje: a maior colônia conhecida de amebas clonais do mundo.
Carol Kaesuk Yoon
Do 'New York Times'
Criaturas são geneticamente idênticas e cooperam entre si. Estudo pode ajudar a entender evolução das criaturas unicelulares.
Campo de amebas geneticamente idênticas no Texas intriga cientistas
(Foto: Owen Gilbert/Rice University)
Cientistas descobriram o grande e pegajoso império de 13 metros de comprimento, formado por bilhões de indivíduos unicelulares geneticamente idênticos, se espalhando ao longo do lixo orgânico de um pasto próximo a Houston.
"Foi muito inesperado", disse Owen M. Gilbert, estudante de graduação da Universidade Rice e principal autor do relatório na edição de março da publicação "Molecular Ecology". "Não se parecia com nada que já havíamos visto antes."
Cientistas dizem que a descoberta é muito mais que uma mera curiosidade, pois a colônia consiste das chamadas amebas sociais. Um oximoro apenas aparente, as amebas sociais são capazes de se juntar em grupos organizados e se comportar cooperativamente, algumas chegando a cometer o suicídio para ajudar na reprodução de colegas amebas. A descoberta de uma colônia tão grande de amebas geneticamente idênticas oferece uma visão sobre como essa cooperação e sociabilidade podem ter evoluído, e pode ajudar a explicar por que os micróbios estão apresentando comportamentos sociais com maior frequência do que esperado.

Organização
"Isso é de significativo interesse científico", disse Kevin Foster, um biólogo evolucionista da Universidade Harvard não envolvido no estudo. Embora as amebas pareçam incapazes de coordenar interações entre si em mais do que distâncias microscópicas, a descoberta de uma colônia clonal tão massiva, segundo ele, "levanta a possibilidade de que as células possam evoluir para se organizar em escalas de espaço muito maiores."
Pensamentos de uma colônia gigante e organizada de amebas podem evocar visões do clássico de horror de 1958, "A Bolha Assassina", mas essas amebas sociais, uma espécie conhecida como Dictyostelium discoideum, um tipo de micetozoário, são infinitamente mais sutis. Microscópicas e enfiadas na terra, os bilhões de amebas teriam passado despercebidas por alguém dirigindo através do pasto.
Joan Strassmann, autora do artigo juntamente a outro biólogo evolucionista da Universidade Rice, David Queller, contou que ela e um grupo de alunos procuraram pela espécie espetando canudinhos na terra e no esterco de vaca para obter materiais onde as amebas poderiam estar vivendo. No laboratório, eles dividiam as amostras em placas de petri e esperavam para ver o que cresceria. Análises posteriores de DNA mostraram que a enorme variedade de amebas coletadas no pasto eram geneticamente idênticas.
Bernard Crespi, biólogo evolucionista da Universidade Simon Fraser, no Canadá, disse que o estudo foi o primeiro a demonstrar claramente "o extremo da ligação" em micróbios sociais, uma população de indivíduos geneticamente idênticos. Uma colônia como essa oferece as condições ideais para estimular a evolução de comportamentos como cooperação, pois quanto mais similares forem dois organismos, mais a seleção natural favorecerá a assistência mútua entre eles.
A Dictyostelium, por exemplo, pode realizar impressionantes feitos de cooperação, engajando-se no que é conhecido como altruísmo suicida – um comportamento no qual amebas individuais se unem para formar um único corpo, com algumas delas se sacrificando para permitir uma reprodução de amebas mais eficiente em outras partes do corpo.
Cientistas dizem que, caso se descubra que outras espécies também apresentam essas colônias clonais, isso poderia ajudar a explicar a surpreendentemente frequente descoberta de comportamentos sociais entre micróbios. Mas ainda não se sabe exatamente quais condições estimulam o florescer de clones. Cientistas dizem que foi estranho encontrar micetozoários prosperando em campo aberto, já que eles preferem solos em florestas fechadas. É possível que o caminhar das vacas tenha acelerado o crescimento da colônia clonal gigante ao espalhar as amebas pelo esterco, disse John Bonner, professor-emérito de ecologia e biologia evolucionária da Universidade Princeton.
Enquanto isso, por mais impressionante (ou até mesmo ameaçadora) que possa soar uma colônia com alguns bilhões de amebas, ela acabou sendo surpreendentemente frágil.
"Apenas uma semana depois, tinha chovido muito, e basicamente ela havia terminado", disse Gilbert.

Gigantes e frágeis
Aparentemente, efêmera é a natureza de grandes fenômenos envolvendo amebas, pois o clone do Texas não foi a primeira a diminuir inexplicavelmente até o nada. Cientistas dizem que os últimos traços do que em certo ponto pode ter sido a maior ameba individual do mundo – e a estrela de um programa de pesquisa altamente produtivo – encolheu em seu laboratório até desaparecer, no verão passado.
Manfred Schliwa, um biólogo celular da Universidade de Munique, cruzou pela primeira vez com o organismo, conhecido como Reticulomyxa, basicamente por acidente enquanto se espalhava pelo aquário de seu escritório na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde então ele era professor.
A ameba, uma bolha sem forma definida, cujos pedaços podiam se separar para assumir vida própria, se alimentava tão avidamente de pedaços de comida para peixes que acabou conquistando o status de gigante entre os micróbios, com seu corpo atingindo mais de uma polegada de comprimento.
Uma enorme célula única, a ameba foi estudada por Schliwa e colegas para a compreensão do movimento de uma parte da célula para outra, um processo que foi facilmente visualizado e que ocorreu com extrema rapidez na grande Reticulomyxa, que em seu maior tamanho poderia hospedar mais de um bilhão de núcleos – enquanto constantemente trasladava partes de célula e o que quer que fosse através de sua forma titânica.
Schliwa, ainda confuso pela morte de sua ameba gigante, espera ainda obter uma nova e selvagem Reticulomyxa, embora sob condições naturais o organismo seja muito menor e viva no solo, tornando-o difícil de enxergar. Na verdade, como a colônia de amebas sociais, as amebas gigantes poderiam estar em qualquer lugar sob nossos pés sem que ninguém percebesse.
"Eu costumava brincar", disse Schliwa, "que pode haver um organismo gigante no solo cobrindo todo o continente, e onde quer que enfie uma pá, você terá um pedaço dele."
Onde será encontrada a próxima ameba gigante? Schliwa aponta que a descoberta original da "ameba definitiva" foi feita na década de 1940, por uma pesquisadora chamada Ruth N. Nauss. Ela encontrou a espécie num parque de Nova York.
FONTE: G1