quinta-feira, 31 de julho de 2008

Farc estão infiltradas na 'alta esfera' do Brasil, diz revista

E-mails em computador de ex-líder rebelde mostram ligações com o governo Lula, afirma publicação colombiana

BOGOTÁ - A presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Brasil "chegou até as mais altas esferas" do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao PT, aos líderes políticos brasileiros e ao poder Judiciário, afirma reportagem da revista colombiana Cambio. A conclusão foi tirada de supostos e-mails encontrados no computador do ex-porta-voz internacional das Farc Raúl Reyes, diz a última edição da revista, que entrou em circulação nesta quinta-feira, 31.

A revista cita a entrevista que o ministro da Defesa colombiano Juan Manuel Santos concedeu ao Estado, publicada no domingo, 27, na qual ele admite que a Colômbia informou o governo Lula sobre o tema. O governo colombiano, continua a revista colombiana, "usou seletivamente os arquivos do computador de Raúl Reyes."

A publicação acrescenta que com "Equador e Venezuela, (os arquivos) foram usados para colocar em contradição (o presidente venezuelano Hugo) Chávez e (o presidente equatoriano Rafael) Correa, hostis a (o chefe de Estado colombiano Álvaro) Uribe."

Com o Brasil, "a articulação foi feita embaixo da mesa para não comprometer Lula, que se mostrou mais hábil e menos combativo com a Colômbia", destacou a revista Cambio.

Nos e-mails de Reyes - cujo nome verdadeiro era Luis Edgar Devia e que foi morto por tropas colombianas em solo equatoriano em 1.º de março - são mencionados "cinco ministros, um procurador-geral, um assessor especial da Presidência, um vice-ministro, cinco deputados, um vereador e um juiz superior" brasileiros, acrescentou a revista.

Algumas mensagens foram escritas durante o processo de paz da Colômbia entre 1998 e 2002 em San Vicente del Caguán, durante o governo do então presidente colombiano Andrés Pastrana, "e envolvem um prestigioso juiz e um alto ex-oficial das Forças Armadas brasileiras."

A mesma reportagem diz que "a expansão das Farc na América Latina não incluiu apenas funcionários dos governos de Venezuela e Equador, mas também comprometeu importantes dirigentes, políticos e altos membros do PT". A Cambio cita o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, a deputada distrital Erika Kokay (PT) e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Também são mencionados nesses e-mails o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, o assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e o assessor presidencial Selvino Heck.

A Cambio disse que teve acesso aos 85 e-mails de Reyes entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2008 enviados e respondidos pelo líder máximo das Farc, Manuel Marulanda ou Tirofijo, cujo nome verdadeiro era Pedro Antonio Marín e que morreu este ano.

'Cura Camilo'

Ainda segundo a Cambio, há mensagens de Reyes para o chefe militar das Farc, Mono Jojoy - cujo nome verdadeiro é Jorge Briceño -, e para Francisco Antonio Cadena Collazos - conhecido como padre Olivério Medina e "Cura Camilo" e que atua como delegado das Farc no Brasil - e de todos eles com dois homens identificados como Hermes e José Luis.

Medina, preso em São Paulo em agosto de 2005, vivia no Brasil há oito anos e foi beneficiado com uma proteção especial por ser casado com uma brasileira. Em 2006, o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) concedeu a Camilo o status de refugiado, decisão que pesou bastante para o Supremo Tribunal Federal (STF) negar seu pedido de extradição para a Colômbia. Camilo foi "chefe de imprensa" da guerrilha colombiana no início dos frustrados diálogos de paz em San Vicente del Caguán.

O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, atualmente no PSOL, também é citado na reportagem como o representante do PT que teria pedido a intervenção do ministro das relações Exteriores Celso Amorim no caso de Olivério Medina. Em um e-mail de 22 de fevereiro de 2004, 'José Luis' diz para 'Reyes' que "por intermédio do legendário líder do PT, Plínio de Arruda Sampaio, chegamos a Celso Amorim".

Procurado pelo estadao.com.br, Arruda confirmou ter intercedido por Medina. "Ele estava sendo perseguido, podia ser mandado de volta para a Colômbia e ser preso ou coisa pior. Então eu liguei no ministério e pedi que o ministro o recebesse", disse. "Em toda minha vida pública eu tento interferir nesses casos. Eu fui exilado e sei como é ficar sem documentos em um país. Arruda diz desconhecer ligações do PT com as Farc.

'Dossiê brasileiro'

O chamado "dossiê brasileiro" diz que estas mensagens "revelam a importância do Brasil na agenda externa das Farc (...) para dar suporte à estratégia continental da guerrilha". As Farc, acrescenta a Cambio, aproveitaram "a conjuntura criada pela chegada de Lula e do influente PT ao poder para chegar até as mais altas esferas do governo."

A Cambio também disse que, "apesar de os e-mails serem apenas indícios de um possível comprometimento do governo Lula com as Farc - pois nenhum dos funcionários enviou mensagens pessoais a algum dos membros do grupo guerrilheiro - despertam muitas dúvidas que exigem uma resposta do governo" brasileiro.

Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados em abril, Garcia disse repudiar os métodos usados pelas Farc, como seqüestros, ataques terroristas e uso de dinheiro do narcotráfico.

Na ocasião, Garcia afirmou que o Brasil tem que assumir uma posição de não interferir no conflito colombiano, mas que também não pode ficar indiferente. Recentemente, Garcia classificou como "irrelevantes" as mensagens encontradas no computador periciado pelo governo colombiano.

Consultada pelo estadao.com.br, a assessoria de imprensa da Presidência da República disse que não se pronunciará sobre a reportagem.

FONTE: ESTADÃO.COM.BR



FUMAR... UM MAL QUE RESISTE A VERDADE

Cigarro, charutos e cachimbos causam mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Um terço das mortes por câncer são ocasionadas pelo uso de cigarros.

O fumo do cigarro contém mais de 50 substâncias tóxicas e cancerígenas. Quem fuma 20 cigarros por dia inala 300mg de alcatrão e 30 mg de nicotina.
O consumo de tabaco está relacionado com:
-Doença vascular - doença coronária e arterial periférica oclusiva (levando à amputação de membros devido à isquémia arterial).
-Doenças respiratórias - a paralisação dos cílios vibráteis da mucosa brônquica, a consequente retenção de poeiras e a deposição de alcatrão, a irritação crónica, e as consequentes bronquite crónica, enfisema pulmonar e cancro do pulmão, levando à mortalidade 6/1 (relativamente a não fumadores).
-O cancro, dos pulmões, laringe, boca, esófago e outros, pelos carcinogéneos do fumo do cigarro, mata 11 vezes relativamente ao não-fumador.
-As doenças gastrointestinais e as úlceras (feridas da mucosa) que a nicotina, através dos seus efeitos: aumento da secreção ácida, e da peristalse e do refluxo esofágico.
-O desarranjo do sistema imunitário (o grande defensor de agressões externas e também o preservador da integridade harmónica que é a vida).
-A impotência e a infertilidade - a afectação do sistema vascular antecipa o fim da jovialidade.
O Ministério da Saúde Alemão afirma que, pelo menos 40% de todos os cancros no homem poderiam ser evitados se a "erva nociva" não fosse consumida.
Fumar, não só conduz a muitas mortes prematuras, mas também a uma redução considerável na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas.

FUMANTE PASSIVO:

Os não-fumadores e os filhos dos fumadores acabam por absorver tantas substâncias tóxicas e cancerinogéneas como o fumador activo, e assim aumentam o risco do cancro do pulmão, tem efeitos nocivos nas crianças em gestação, e as crianças cujos pais fumam sofrem mais frequentemente de doenças respiratórias.
Algumas crianças experimentam o primeiro cigarro entre os 10 e os 12 anos de idade, na maior parte dos casos por curiosidade ou para se sentirem "como os mais crescidos". Em regra geral, o primeiro cigarro não sabe muito bem!
E as primeiras experiências intensivas com o tabaco ocorrem geralmente entre os 14 e os 16 anos. São frequentemente estas experiências que determinam se uma pessoa irá ou não tronar-se um fumador.
O caminho que os fumadores percorrem até, mais ou menos, estabilizarem os seus hábitos, é um percurso que podemos dividir em 3 etapas:
1ª Os factores psicológicos e sociológicos são os mais importantes para quem acende o primeiro cigarro.
2ª Nesta, o fumar é um prazer; o fumador goza a calma e os efeitos suavemente estimulantes da nicotina e a sua interacção com os componentes motor-sensoriais do hábito;
3ª O fumador pode então progredir para esta fase onde poucos cigarros são ainda um prazer positivo mas sim o comportamento é já largamente controlado pela necessidade de adiar ou evitar os efeitos da privação do tabaco (nicotina). Aqui o fumador é já um viciado.
Toscamente aceita-se para estimativa da percentagem de fumadores viciados na nicotina, com o seguinte número de cigarros: se fuma mais de 20 cigarros por dia, 95% destes fumadores são nicotino-dependentes; se entre 10 e 20 cigarros por dia, são 50%, e se menos de 10 cigarros por dia, são só 30% dependentes.


Há imensos motivos para deixar de fumar:
-aumenta a esperança de vida,
-a saúde melhora,
-recuperam-se as capacidades desportivas,
-poupa-se muito dinheiro,
-o olfacto e o paladar tornam-se mais apurados,
-a pele recupera a saúde original,
-os dentes voltam ao branco original,
-dá-se bom exemplo aos filhos.

PENSE... Existe tantos prazeres que você irá perder se fumar? que prazer é maior do que "VIVER COM SAÚDE?"

A escolha é sua...

BRITISH AIRWAYS E IBERIA NEGOCIAM FUSÃO

Negócio criaria a terceira maior empresa aérea do mundo
A britânica British Airways e a espanhola Iberia anunciaram que estão em negociações formais para a fusão das duas companhias. Caso seja concretizado, o negócio criaria a terceira maior empresa aérea do mundo. As companhias, no entanto, já avisaram que as conversas devem durar vários meses.

Empresas aéreas de todo o mundo estão em dificuldades devido ao aumento dos preços do petróleo, que representam cerca de 40% dos custos de operação. Cerca de 40 pequenas companhias do setor já anunciaram falência ou pediram recuperação judicial neste ano pressionadas pela disparada do barril.

Sem muito dinheiro em caixa, British Airways e Iberia negociam uma fusão por meio de troca de ações. As duas empresas já possuem participações acionárias minoritárias uma na outra. A nova companhia teria valor de mercado de 8,4 bilhões de dólares, uma frota de 450 aeronaves, receitas anuais de 16 bilhões de euros e voaria para cerca de 200 destinos. Com a Iberia, a British Airways ganharia presença significativa em um mercado onde ainda é tem participação tímida: a América Latina.

As duas empresas planejam manter as marcas separadas após a fusão. No entanto, haveria economia de despesas administrativas, maior poder de barganha com fornecedores e sinergias na venda de bilhetes. Se as conversas caminharem como esperado, British Airways e Iberia poderiam ainda incluir a American Airlines nas negociações, criando um gigante transatlântico do setor aéreo.

A British Airways demonstrou interesse no negócio pela primeira vez há 16 meses. A Iberia, entretanto, rejeitou as negociações por decisão de seu principal acionista, o banco espanhol Caja Madrid. Com a piora nas condições de mercado, o banco mudou de opinião e passou a enxergar a fusão com bons olhos.

As conversas entre BA e Iberia seguem uma onda de consolidação no setor. Em 2004 a holandesa KLM se uniu à Air France. Neste ano, as americanas Delta e Northwest anunciaram uma fusão que criou a maior empresa aérea do mundo. A alemã Lufthansa já demonstrou interesse em se unir à portuguesa TAP.
FONTE: PORTAL EXAME

MAIS MARKETING QUE SAÚDE

Livro conta como fabricantes de medicamentos “criam” doenças, patrocinam pesquisas e fazem lobby milionário para vender cada vez mais remédios aos consumidores americanos.

O suíço Daniel Vasella, presidente da Novartis, é um dos expoentes da indústria farmacêutica mundial. Médico de formação, ele decidiu abandonar o consultório em 1988, aos 35 anos de idade, para trabalhar na área de vendas da fabricante de medicamentos americana Sandoz. Vasella fez, então, uma carreira rápida e bem-sucedida e, em 1996, assumiu o comando da Novartis, empresa resultante da fusão da Sandoz com a Ciba-Geigy e uma das cinco maiores do mundo no setor. Anos atrás, durante uma entrevista, Vasella foi perguntado sobre como sua empresa conseguia criar os medicamentos de sucesso exigidos pelos investidores. Sua resposta foi tão direta quanto surpreendente. “Você cria um desejo”, afirmou ele, como se estivesse falando de um produto de consumo como qualquer outro.

Quem fez a pergunta a Vasella foi a jornalista Melody Petersen, ex-repórter do The New York Times, especializada na cobertura da indústria farmacêutica. Depois de vários anos nesse privilegiado posto de observação, Melody decidiu revelar os meandros do bilionário mercado de saúde. O resultado está no recém-lançado Our Daily Meds — How the Pharmaceutical Companies Transformed Themselves into Slick Marketing Machines and Hooked the Nation on Prescription Drugs (numa tradução livre, “Os remédios nossos de cada dia: como as empresas farmacêuticas se transformaram em máquinas de marketing escorregadias e viciaram a nação em drogas prescritas”). Para Melody, os tempos quase românticos em que a indústria farmacêutica era movida por cientistas e médicos interessados em pesquisar a cura de doenças graves ficaram inexoravelmente para trás. Agora, o setor — fundamental para o bem-estar e para a longevidade — é dominado por marqueteiros. “Vender remédios, e não inventá-los, tornou-se a obsessão”, diz ela.

As empresas parecem estar triunfando nessa nova missão. Em 2005, os americanos gastaram 250 bilhões de dólares em remédios vendidos sob prescrição médica — mais do que consumiram com fast food ou gasolina, por exemplo. Se comparado a outros países, esse volume é ainda mais impressionante. Os Estados Unidos gastam mais com remédios que Japão, Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, México, Brasil e Argentina — juntos. Em 2006, um americano tomou, em média, 12 remédios prescritos por médicos — em 1994, a média foi oito. Entre a população idosa, o índice chega a 30 drogas anualmente. Graças a essa epidemia, entre 1995 e 2002, a indústria farmacêutica foi o setor mais lucrativo da economia americana. Em 2004, segundo dados da revista Fortune, a cada dólar vendido pelas farmacêuticas, 16 centavos se transformavam em lucro — ante a média de 5 centavos dos outros setores.

Para alcançar esse resultado fabuloso, é preciso investir muito dinheiro. Uma das mais importantes frentes de batalha das companhias farmacêuticas é travada em Washington. Entre 1998 e 2004, a indústria farmacêutica gastou mais em lobby do que qualquer outro setor. Em 2004, o número de lobistas trabalhando para as farmacêuticas instaladas nos Estados Unidos somava o dobro de representantes do Congresso americano. Para a autora do livro, o efeito desse corpo-a-corpo é imediato. Os Estados Unidos são o único país desenvolvido que não controla o preço dos remédios vendidos sob prescrição. Além disso, são um dos raros países no mundo que permitem propaganda de remédios prescritos para consumidores (a Nova Zelândia é a outra exceção).

Com o caminho livre, as empresas investem fortunas para propagandear seus produtos. Segundo Melody, cerca de 25% do preço de um medicamento prescrito corresponde a gastos com marketing — a soma é maior que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, por exemplo. Um dos maiores exemplos da força dessa máquina foi o lançamento do Detrol, no final dos anos 90. Fabricado pela Pharmacia (que viria a ser comprada pela Pfizer), o Detrol surgiu para curar uma doença até então desconhecida dos americanos e batizada pelo fabricante de “bexiga hiperativa”. Uma das preocupações iniciais dos executivos da Pharmacia foi que a doença não fosse confundida com a já conhecida incontinência — um mal que, para muitos médicos, não poderia ser tratado com medicamentos e que faria parte do processo natural de envelhecimento. Para isso, o primeiro passo foi arregimentar médicos. A Pharmacia organizou dois simpósios em Londres, em 1997 e em 1999, e bancou praticamente todas as despesas dos participantes. Alguns doutores chegaram a entrar na folha de pagamentos da empresa, como consultores ou palestrantes — prática amplamente utilizada pela indústria. Nesses dois encontros, os médicos definiram os sintomas do novo mal (um deles é ir ao banheiro mais de oito vezes em 24 horas). Uma vez criada a doença, era hora de torná-la conhecida do grande público. Além do boca-a-boca dos médicos, a Pharmacia contou com uma campanha publicitária que incluiu anúncios em revistas de circulação nacional e até a contratação da atriz Debbie Reynolds. A protagonista do filme Dançando na Chuva fazia questão de declarar em entrevistas que depois que começou a tomar o Detrol sua vida na estrada — ela ainda fazia turnês pelo país — tinha ficado muito mais fácil. (Debbie só não falava que alguns pacientes medicados com Detrol começaram a ter alucinações...)

Usar a imagem de gente famosa para promover remédios prescritos, aliás, tornou-se um dos expedientes mais usados pela indústria. A Bristol-Myers Squibb, por exemplo, contratou o ciclista Lance Armstrong. Vítima de câncer aos 25 anos de idade, ele venceu a doença e sagrou-se o maior campeão de todos os tempos da Volta da França, a prova ciclística mais tradicional do planeta. A Bristol tornou-se uma das principais patrocinadoras da Live Strong, ONG que Armstrong mantém para ajudar vítimas da doença — e o atleta começou a creditar sua recuperação a um remédio do fabricante. Depois de uma das vitórias do ciclista, a farmacêutica veiculou um anúncio em que dizia: “Este milagre foi trazido a você pela Bristol-Myers Squibb”. A verdade, porém, não era exatamente essa. O tal milagre fora resultado de uma pesquisa da Michigan State University, feita com dinheiro do governo — e não uma descoberta da Bristol. À empresa farmacêutica coube apenas licenciar o produto e colocá-lo à venda.

O efeito colateral dessa avalanche de medicamentos é perturbador. Especialistas estimam que 100 000 americanos morram todos os anos por problemas decorrentes do uso de remédios. Feitas as contas, são cerca de 270 vítimas diariamente — o dobro das mortes causadas por acidentes com automóveis. “Os remédios com prescrição matam mais americanos que o diabetes ou o mal de Alzheimer”, diz Melody. Para piorar, mesmo entupidos de remédios, os americanos não estão conseguindo aumentar sua expectativa de vida. Segundo a autora, em 1980 uma americana de 65 anos de idade tinha expectativa de vida maior do que quase todas as mulheres nascidas em outros países do mundo. Em 2002, numa avaliação da longevidade da população da qual participaram 30 países, as senhoras americanas ficaram com uma modesta 17a posição. A expectativa de vida dos homens nos Estados Unidos também caiu — um americano de 65 anos corre hoje o risco de morrer mais cedo que um mexicano da mesma idade.

Embora o livro tenha um quê de teoria conspiratória (lembra o estilo de País Fast Food, publicado pelo jornalista Eric Schlosser em 2001, que tinha como alvo a indústria de alimentação rápida dos Estados Unidos), parte da crítica feita por Melody começa a ser, de algum modo, reconhecida. Em junho, algumas das maiores companhias americanas, como Merck e Pfizer, concordaram em fazer uma espécie de moratória e suspender por seis meses a veiculação de anúncios de novos medicamentos vendidos sob prescrição médica. Além disso, elas vão reavaliar a participação de médicos em suas propagandas. Pode ser o começo de sua reabilitação.
FONTE: PORTAL EXAME Por Cristiane Correa

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Endocrinologistas da American Association of Clinical Endocrinologists reconhecem o pré-diabetes e recomendam o tratamento para pessoas nesta condição

Especialistas em por diurese excessiva. A mais freqüente éo Diabetes Mellitus, ainda que existam outrasvariantes (diabetes insipidus) de doençanas quais o transtorno primário é a incapacidadedos rins de concentrar a urina.','Guideline de diabetes')"diabetes recomendam, pela primeira vez, o tratamento para pessoas com após 8 a 12 horas de jejum, mostra um nívelde glicose mais alto que o normal mas nãotão alto para um diagnóstico de diabetes. A medida está entre 100 mg/dL e 125 mg/dL. A maioria das pessoas com pré-diabetes têmum risco aumentado de desenvolver diabetestipo 2.','')"pré-diabetes. Segundo Daniel Einhorn, vice-presidente da American Association of Clinical Endocrinologists, reunido com um grupo de endocrinologistas em Oxon Hill, perto de Washington, D.C., mudanças no estilo de vida, e não o uso de medicamentos, deve ser o tratamento de primeira linha para prevenir o das células de incorporar glicose. De formasecundária, podem estar afetados o metabolismode gorduras e proteínas.Este distúrbio éproduzido por um déficit absoluto ou relativode insulina (ver). Suas principais característicassão aumento da glicose sangüínea (glicemia),poliúria, polidipsia (aumento da ingestãode líquidos) e polifagia (aumento da fome).','Guideline de diabetes')"diabetes mellitus.

Ainda não existem guidelines para o sinais e sintomas.','')"diagnóstico e o manejo do após 8 a 12 horas de jejum, mostra um nívelde glicose mais alto que o normal mas nãotão alto para um diagnóstico de diabetes. A medida está entre 100 mg/dL e 125 mg/dL.A maioria das pessoas com pré-diabetes têmum risco aumentado de desenvolver diabetestipo 2.','')"pré-diabetes, uma condição na qual as pessoas têm níveis de Seus valores normais oscilam entre 80 e 110miligramas por 100 mililitros. ','')"glicemia mais altos que o normal, mas não tão altos para classificar esta pessoa como diabética.

Segundo Einhorn, os endocrinologistas agora reconhecem verdadeiramente o estado de após 8 a 12 horas de jejum, mostra um nívelde glicose mais alto que o normal mas nãotão alto para um diagnóstico de diabetes.A medida está entre 100 mg/dL e 125 mg/dL.A maioria das pessoas com pré-diabetes têmum risco aumentado de desenvolver diabetestipo 2.','')"pré-diabetes, mas ainda não há uma definição unificada para esta condição. Existem pessoas em risco especial para desenvolver por diurese excessiva. A mais freqüente éo Diabetes Mellitus, ainda que existam outrasvariantes (diabetes insipidus) de doençanas quais o transtorno primário é a incapacidadedos rins de concentrar a urina.','Guideline de diabetes')">diabetes. Não fazer nada a respeito pode levar a complicações em órgãos como olhos, e formam a urina. Os rins são localizadosna região posterior do abdômen, um de cadalado da coluna vertebral.','')"rins e nervos.

O novo guideline recomenda que pessoas com mesmo tempo. Incluindo obesidade, resistênciainsulínica, diabetes ou pré-diabetes, hipertensãoe hiperlipidemia.','')"síndrome metabólica – definida por além do normal, é mais severo que o sobrepeso.O índice de massa corporal é igual ou maiorque 30.','')"obesidade abdominal como condição essencial e dois ou mais critérios que se seguem: circunferência abdominal acima dos valores normais, no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantesna alimentação. Podem ser definidos comocompostos formados pela união de três ácidosgraxos com glicerol. Os triglicérides sólidosem temperatura ambiente são conhecidos comogorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporçãode ácidos graxos saturados de cadeia longa,já os óleos normalmente contêm mais ácidosgraxos insaturados de cadeia curta.','')"triglicérides acima de 150 que mostra a concentração de uma substânciaem uma quantidade específica de fluido.','')"mg/dL, de proteína encarregada de transportar ocolesterol sangüíneo, que se relaciona commenor risco cardiovascular. Também é conhecidocomo “Bom Colesterol”. Seus valores normaissão de 35-50mg/dl.','')"HDL abaixo de 40 que mostra a concentração de uma substânciaem uma quantidade específica de fluido.','')"mg/dL para homens e de 50 que mostra a concentração de uma substânciaem uma quantidade específica de fluido.','')"mg/dL para mulheres ou tratamento para dislipidemias, dos valores considerados normais, que noadulto são de 140 milímetros de mercúriode pressão sistólica e 85 milímetros de pressãodiastólica.','')"hipertensão arterial ou pressão arterial maior ou igual a 130x85 mmHg ou tratamento para dos vasos com força maior que a normal. Tambémchamada de pressão alta. Hipertensão podecausar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneose aumento do risco de um ataque cardíaco,derrame ou acidente vascular cerebral, alémde problemas renais e morte.','')"hipertensão, um peíodo de jejum de 8 a 12 horas (freqüentementedura uma noite). Este teste é usado paradiagnosticar o pré-diabetes e o diabetes.Também pode ser usado para monitorar pessoascom diabetes.','')"glicemia de jejum maior ou igual a 100 que mostra a concentração de uma substânciaem uma quantidade específica de fluido.','')"mg/dL ou tratamento para por diurese excessiva. A mais freqüente éo Diabetes Mellitus, ainda que existam outrasvariantes (diabetes insipidus) de doençanas quais o transtorno primário é a incapacidadedos rins de concentrar a urina.','Guideline de diabetes')"diabetes – são consideradas de alto risco para após 8 a 12 horas de jejum, mostra um nívelde glicose mais alto que o normal mas nãotão alto para um diagnóstico de diabetes.A medida está entre 100 mg/dL e 125 mg/dL.A maioria das pessoas com pré-diabetes têmum risco aumentado de desenvolver diabetestipo 2.','')"pré-diabetes, assim como mulheres que tenha apresentado durante a gravidez e habitualmente desapareceapós o parto, mas aumenta o risco da mãedesenvolver diabetes no futuro. O diabetesgestacional é controlado com planejamentodas refeições, atividade física e, em algunscasos, com o uso de insulina.','')"diabetes gestacional, pessoas com história familiar de glicose causada tanto por graus variáveisde resistência à insulina quanto por deficiênciarelativa na secreção de insulina. O tipo2 se desenvolve predominantemente em pessoasna fase adulta, mas pode aparecer em jovens.','')"diabetes tipo 2 ou pessoas obesas.
Todos aqueles nesta condição devem ter sua Seus valores normais oscilam entre 80 e 110miligramas por 100 mililitros. ','')"glicemia avaliada.

O grupo define que mudanças no estilo de vida, e não o uso de medicamentos, deve ser o tratamento de primeira linha para prevenir o das células de incorporar glicose. De formasecundária, podem estar afetados o metabolismode gorduras e proteínas.Este distúrbio éproduzido por um déficit absoluto ou relativode insulina (ver). Suas principais característicassão aumento da glicose sangüínea (glicemia),poliúria, polidipsia (aumento da ingestãode líquidos) e polifagia (aumento da fome).','Guideline de diabetes')"diabetes mellitus. O consenso final diz que alguns medicamentos podem ser usados, caso dieta e exercícios físicos regulares não sejam suficientes para reduzir a Seus valores normais oscilam entre 80 e 110miligramas por 100 mililitros. ','')"glicemia.

O novo protocolo também recomenda que os clínicos gerais e os especialistas avaliem problemas cardiovasculares como dos valores considerados normais, que noadulto são de 140 milímetros de mercúriode pressão sistólica e 85 milímetros de pressãodiastólica.','')"hipertensão arterial e níveis de no sangue, músculos, fígado e outros tecidos.O colesterol é usado pelo corpo para a produçãode hormônios esteróides (testosterona, estrógeno,cortisol e progesterona). O excesso de colesterolpode causar depósito de gordura nos vasossangüíneos.Seus componentes são:HDL-Colesterol: tem efeito protetor paraas artérias, é considerado o bom colesterol.LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares,é o mau colesterol.VLDL-Colesterol: representa os triglicérides(um quinto destes).','')"colesterol ao diagnosticarem o após 8 a 12 horas de jejum, mostra um nívelde glicose mais alto que o normal mas nãotão alto para um diagnóstico de diabetes.A medida está entre 100 mg/dL e 125 mg/dL.A maioria das pessoas com pré-diabetes têmum risco aumentado de desenvolver diabetestipo 2.','')"pré-diabetes.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE MAMÃE!!!! PARABÉNS!!!


Quero deixar aqui registrado o meu amor por minha mãe e dedicar a mensagem a baixo somente a ela:

Feliz Aniversário Mamãe

Há uma pessoa muito especial

que se dirige está mensagem

A Você Mãe!

Você é bela, sensível, verdadeira.

Presentes nos momentos mais

angustiantes e sofridos

Mulher que sabe amar, se dar de verdade.

Sente e enalteci em seus filhos suas virtudes.

Rainha cuja a vida lhe presenteou com

a coroa da sensibilidade e do amor.

Escolhida por Deus a viver nove meses

de paciência, inquietude e relação de cumplicidade.

Mulher que em meio as dores do parto sorri

previu que ao mundo virá sua herança.

Por isso que flui de dentro de mim neste

momento a incontrolável vontade de

expressar o meu amor a você.

Por tê-la como minha mãe e que sobre tudo

espero ser capaz de traduzir em atitudes

tudo que merece receber.

Pois é a única e verdadeira dona do mundo.

Feliz Aniversário Mãe

Te amo muito!
Do seu filho,

Vanlildo Rêgo





sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ladrão furta drogas de uma delegacia e as substitui por talco em Sevilha

Maior parte era cocaína, e valor pode chegar a R$ 12, 6 milhões.Polícia espanhola suspeita de funcionários da própria delegacia.
A polícia de Sevilha (Andaluzia, sul da Espanha) ficou numa "saia justa" esta semana quando descobriu o desaparecimento de mais de cem quilos de drogas armazenados na delegacia da cidade e substituídos por talco.
O valor da droga roubada, 95% da qual era de cocaína apreendida em operações policiais, pode chegar aos 5 milhões de euros (cerca de R$ 12, 6 milhões) no mercado negro, segundo o Sindicato Unificado da Polícia (SUP) de Sevilha.

E tudo indica que o ladrão ou os ladrões, que subtrairam a droga gradualmente, são funcionários da delegacia e provavelmente agentes.

A polícia de Sevilha simplesmente confirmou o caso, sem fazer maiores comentários, e informou que uma investigação interna foi aberta.
FONTE: G1

Hackers pegam carona na greve dos Correios

Mensagem fraudulenta diz que internauta tem um Sedex para receber. Quando clica para saber mais, ele infecta seu computador com um vírus.

Criminosos da internet passaram a usar a greve dos Correios, que já completa 18 dias, para espalhar códigos maliciosos na internet.


Um e-mail criado pelos golpistas diz que o internauta tem um Sedex para receber, mas que a encomenda está parada por causa da greve. Para saber mais, o texto sugere que o usuário baixe um arquivo em seu computador, sem saber que se trata de um vírus.

Mensagem fraudulenta pede que internauta clique no link. (Foto: Reprodução )
Em comunicado, os Correios informam que “jamais enviam e-mails ou telegramas diretamente a clientes, exceto em resposta às consultas solicitadas e mediante a autorização do cliente, por meio de cadastramento prévio”. O texto não informa o que o vírus faz no computador das vítimas.

“Ao receber qualquer e-mail em nome dos Correios sem que tenha solicitado, recomendamos que o apague imediatamente. Não abra nenhum arquivo anexado nem clique nos links oferecidos. Os Correios alertam ainda que esses e-mails não devem ser respondidos pelos destinatários sob hipótese alguma”, continua.

Bastante propagado, esse tipo de golpe é chamada de phishing scam. Com ele, piratas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

FONTE: G1

quinta-feira, 17 de julho de 2008

American Academy of Pediatrics recomenda dosagem de colesterol para crianças a partir de dois anos que tenham fatores de risco para o desenvolvimento

A Associação Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics) estabeleceu novas recomendações para screening e tratamento de alterações no químicas sofrem no interior dos organismosvivos. São essas reações que permitem a umacélula ou um sistema transformar os alimentosem energia, que será ultilizada pelas célulaspara que as mesmas se multipliquem, cresçame movimentem-se. O metabolismo divide-seem duas etapas: catabolismo e anabolismo.','')" metabolismo lipídico de crianças. O novo guideline “Lipid Screening and Cardiovascular Health in Childhood” foi publicado em julho de 2008 e recomenda a dosagem de no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produçãode hormônios esteróides (testosterona, estrógeno,cortisol e progesterona). O excesso de colesterolpode causar depósito de gordura nos vasossangüíneos.Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor paraas artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares,é o mau colesterol.VLDL-Colesterol: representa os triglicérides(um quinto destes).','')" colesterol para crianças e adolescentes com história familiar de Está associada a uma maior predisposiçãoao desenvolvimento de aterosclerose (ver).','')" hipercolesterolemia ou de doenças cardíacas, e também para aqueles com história familiar desconhecida que tenham outros fatores de risco para doenças cardíacas incluindo além do normal, é mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maiorque 30.','')" obesidade, pressão alta (dos valores considerados normais, que noadulto são de 140 milímetros de mercúriode pressão sistólica e 85 milímetros de pressãodiastólica.','')" hipertensão arterial) ou das células de incorporar glicose. De formasecundária, podem estar afetados o metabolismode gorduras e proteínas.Este distúrbio éproduzido por um déficit absoluto ou relativode insulina (ver). Suas principais característicassão aumento da glicose sangüínea (glicemia),poliúria, polidipsia (aumento da ingestãode líquidos) e polifagia (aumento da fome).','Guideline de diabetes')" diabetes mellitus.
O screening deve ser realizado dos dois anos de idade até os dez anos. O melhor método a ser utilizado é o lipidograma. Caso a criança tenha valores normais, o exame deve ser novamente solicitado em um intervalo de 3 a 5 anos.
Para as crianças com mais de 8 anos que tenham níveis altos (acima de 190 miligramas por decilitro - que mostra a concentração de uma substânciaem uma quantidade específica de fluido.','')" mg/dl) de colesterol de baixa densidade ou colesterolruim.','')" LDL colesterol (“colesterol ruim”), medicações para reduzir o no sangue, músculos, fígado e outros tecidos.O colesterol é usado pelo corpo para a produçãode hormônios esteróides (testosterona, estrógeno,cortisol e progesterona). O excesso de colesterolpode causar depósito de gordura nos vasossangüíneos.Seus componentes são:HDL-Colesterol: tem efeito protetor paraas artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares,é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides(um quinto destes).','')" colesterol devem ser consideradas no tratamento para que estes níveis fiquem abaixo de 160 que mostra a concentração de uma substânciaem uma quantidade específica de fluido.','')" mg/dl. Pacientes jovens com no sangue, músculos, fígado e outros tecidos.O colesterol é usado pelo corpo para a produçãode hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterolpode causar depósito de gordura nos vasossangüíneos.Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor paraas artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares,é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides(um quinto destes).','')" colesterol elevado devem focar na redução do peso corporal e no aumento das atividades físicas regulares, além de receber orientações nutricionais. O novo guideline também recomenda o uso de produtos lácteos com baixo teor de Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga,margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas,peixes, frango e alguns derivados do leite.O excesso de calorias é estocado no organismona forma de gordura, fornecendo uma reservade energia ao organismo.','')" gordura, como leites desnatados, para crianças a partir de um ano de idade que estejam obesas ou com entre 25 e 29,9.','')" sobrepeso.

Asma: nozes na gestação podem aumentar o risco desta doença em bebês

Quando consumidas diariamente por grávidas, nozes podem afetar o sistema imunológico da criança e aumentar em 50% o risco de um filho desenvolver caracterizada por uma diminuição aguda docalibre bronquial em resposta a um estímuloambiental. Isto produz obstrução e dificuldaderespiratória que pode ser revertida de formaespontânea ou com tratamento médico.','')" asma. A pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, foi publicada na revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine e estudou cerca de 4 mil gestantes e seus filhos.

As participantes do estudo responderam um questionário sobre a dieta que seguiam durante a gestação e seus filhos foram acompanhados durante oito anos.

Os pesquisadores compararam as mulheres que comiam nozes todos os dias durante a no trato reprodutivo feminino após a uniãode ovo e espermatozóide.','')" gravidez àquelas que as consumiam "raramente" e descobriram que havia um aumento de 40% a 60% nas chances de sintomas de caracterizada por uma diminuição aguda docalibre bronquial em resposta a um estímuloambiental. Isto produz obstrução e dificuldaderespiratória que pode ser revertida de formaespontânea ou com tratamento médico.','')" asma e uso de esteróides nos filhos das que tinham o hábito de comer nozes diariamente. A pesquisa também mostrou menor probabilidade de caracterizada por uma diminuição aguda docalibre bronquial em resposta a um estímuloambiental. Isto produz obstrução e dificuldaderespiratória que pode ser revertida de formaespontânea ou com tratamento médico.','')" asma em filhos de mulheres que comeram mais frutas durante a no trato reprodutivo feminino após a uniãode ovo e espermatozóide.','')" gravidez.

Saskia Willers, coordenadora da pesquisa, diz que ainda são necessários novos estudos para fazer recomendações de alterações na alimentação durante a no trato reprodutivo feminino após a uniãode ovo e espermatozóide.','')" gravidez. Outras pesquisas já demonstraram que a nos diversos alimentos e nutrientes e quesão indispensáveis para o desenvolvimentodos processos biológicos normais.','')" vitamina E e outras propriedades das nozes podem proteger contra a caracterizada por uma diminuição aguda docalibre bronquial em resposta a um estímuloambiental. Isto produz obstrução e dificuldaderespiratória que pode ser revertida de formaespontânea ou com tratamento médico.','')" asma. Mas, sem dúvida, é importante que as mulheres grávidas tenham uma dieta e um estilo de vida saudáveis para proteger seus futuros estende até 1 ano de idade (12 meses).','')" bebês contra doenças.
Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine - Volume 178 de 15 de julho de 2008

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Google dá dicas de como criar aplicativos para o Orkut

Pacotão de ferramentas começa a ser liberado no Brasil nesta quinta-feira. Facilidade de uso é prioridade; empresa aprova os widgets antes de disponibilizá-los.

O Google estréia nesta quinta-feira (10), no Brasil, a oferta de aplicativos para a rede social Orkut. Essas ferramentas, também chamadas de widgets, foram popularizadas pelo Facebook e criam inúmeras funções em sites de relacionamento: permitem que o internauta mostre quais seus filmes favoritos, quais livros já leu, as línguas que fala, os países para onde já viajou e os games que joga, por exemplo. O Orkut já tem mais de 300 desses aplicativos, mas por enquanto somente 20 estão em português.
Qualquer desenvolvedor pode criar uma dessas ferramentas dentro de padrões já estabelecidos e oferecê-las ao Google. Em entrevista coletiva nesta semana para anunciar a estréia, o gerente de negócios Manu Recki, do Orkut, deu dicas para desenvolvedores de como aumentar as chances de sucesso dos widgets. Além disso, a empresa também oferece um guia on-line de "melhores práticas" (em inglês). “O foco desses profissionais deve estar totalmente voltado ao desenvolvimento de uma boa aplicação, que seja fácil de usar. Se ele fizer isso, o Google se encarrega do resto, que é oferecer essa ferramenta para os usuários do Orkut”, explicou Recki. Cumpridas essas duas etapas, diz o especialista, surge a chance de os desenvolvedores ganharem dinheiro com suas invenções -- uma das alternativas é exibir anúncios junto às aplicações, como fazem os blogs que adotam o sistema de anúncios Adsense.
Agilidade

Facilidade de uso, define o especialista, é a capacidade de a ferramenta mostrar rapidamente o que pode fazer pelo usuário. “Se o internauta quer descobrir qual a melhor danceteria para se ir em São Paulo, ele deve encontrar essa informação com facilidade no aplicativo que promete esses dados”, exemplificou o indiano.
Além disso, um bom widget deve sempre considerar três pontos de vista: o do usuário que adota a ferramenta, a dos amigos desse usuário e também uma visão comum entre internautas que compartilham esse aplicativo. Se dois amigos do Orkut decidem se conectar a um serviço que mostra suas músicas favoritas, por exemplo, essa ferramenta deve apontar as semelhanças do gosto entre os dois. “Os aplicativos ajudam a descobrir mais sobre seus contatos. É uma experiência única das redes sociais, que não existe em lugar nenhum”.
Na lista de “melhores práticas”, o Google também cita a importância de permitir que o usuário contribua com a aplicação (adicione conteúdo e mude as configurações), de usar uma identidade visual já conhecida do público e de criar comunidades dentro do próprio widget para o internauta interagir.
Segundo Recki, há desenvolvedores em outras partes do mundo que já largaram seus empregos oficiais para se dedicarem à criação de ferramentas do Orkut -- elas seguem o padrão OpenSocial, também adotado por MySpace, hi5, LinkedIn, Friendster, Plaxo e Ning. O Google afirma que o prazo entre envio do widget e sua divulgação no Orkut é de uma semana. Se recusado, a empresa envia ao desenvolvedor quais as modificações necessárias para sua aprovação.
FONTE: G1

Senado aprova projeto de lei sobre crimes na Internet

SÃO PAULO (Reuters) - O Senado aprovou na noite de quarta-feira projeto de lei que tipifica como crime várias atividades maliciosas cometidas pela Internet, como invasão de dados, disseminação de vírus, pirataria e pedofilia. As penas variam de um a oito anos de prisão.

O projeto segue agora para aprovação na Câmara dos Deputados, informou a Agência Senado nesta quinta-feira.

O objetivo do projeto é tornar mais clara a legislação contra crimes na Internet, "intensificando o combate à produção, à venda, à distribuição e ao armazenamento de pornografia infantil, criminalizando condutas como a aquisição e a posse de material pedófilo por meio da Internet", informou a agência.

O projeto da Câmara, modificado pelo Senado, considera crime passível de punição as ações de "apresentar, produzir, vender, receptar, fornecer, divulgar, publicar ou armazenar consigo, por qualquer meio de comunicação, inclusive a Internet, fotografias, imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes".

As penas variam de quatro a oito anos de prisão mais multa e podem ser ampliadas em um terço se os envolvidos foram próximos das vítimas ou estiverem em cargos públicos.

Com isso, as penas serão mais pesadas para pais ou responsáveis que praticarem o crime contra menores sob sua responsabilidade, de acordo com a agência. O projeto também prevê pena de quatro a oito anos de prisão mais multa a quem for pego vendendo materiais contendo pedofilia.
Já quem distribui materiais com pornografia infantil estará sujeito a pena de três a seis anos de prisão. O projeto ainda prevê punições a quem constranger menores por qualquer meio de comunicação e que cometerem atos que facilitem o acesso de jovens a material pornográfico. A pena nesses casos é de um a três anos de cadeia.

Sob o projeto, provedores de Internet serão obrigados a preservar em seu poder, para futuro exame, arquivos requisitados pela Justiça, assim como encaminhar às autoridades judiciais quaisquer denúncias de crimes que lhes forem feitas.

Além disso, os provedores terão de guardar por três anos registros de acesso "para que se possa saber quem acessou a Internet, em que horário e a partir de qual endereço", informou a agência Senado, citando o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

(Reportagem de Alberto Alerigi Jr.)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

NADA CONVENCIONAL - "HOMEM" DÁ À LUZ A UMA MENINA NOS EUA.

Na época de meus avós escutei muito eles dizerem: "- O mundo está se acabando, é homem querendo virar mulher e mulher querendo virar homem". Bem, o mundo não se acabou mas pelo menos uma das coisas de que meus avós comentava já é realidade, nos Estados Unidos um homem deu a luz a uma menina, olhem só a matéria que o Globo on-line publicou:
'Homem' dá à luz uma menina nos EUA
Publicada em 03/07/2008 às 22h52m
Reuters
LOS ANGELES - Thomas Beatie, que nasceu mulher, mas, por meio de terapias hormonais e cirurgias, mudou de sexo, deu à luz uma menina em um hospital do Oregon (EUA), afirmou a revista People na quinta-feira. Beatie, 34 anos, que preservou seus órgãos reprodutores femininos ao transformar-se em um homem há dez anos, confirmou o nascimento à revista. O bebê, concebido por meio de inseminação artificial usando o esperma de um doador e um óvulo do próprio Beatie, nasceu no dia 29 de junho e, segundo Beatie, "está bem de saúde".
"A única coisa diferente a meu respeito é que não posso amamentar o meu bebê. Mas muitas mães não amamentam seus filhos", afirmou Beatie, cujos peitos foram retirados em uma cirurgia, segundo a People.
Beatie contou à revista que, ao contrário do divulgado em outras reportagens, o bebê não havia nascido de cesárea. No entanto, outros detalhes sobre o parto não foram divulgados.
O americano, que exibe uma barba rala, contou no programa "The Oprah Winfrey Show", em abril, que havia começado a mudar de sexo cerca de dez anos atrás, quando deu início a um tratamento com testosterona e fez uma cirurgia para retirar as glândulas mamárias. Quando, há dois anos, decidiu ter um filho, ele suspendeu as injeções de testosterona (que tomava duas vezes ao mês) e começou novamente a menstruar.
A mulher de Beatie, Nancy, 46 anos, com quem ele se casou há cinco anos, não pode ficar grávida por ter realizado uma histerectomia.
"Se não fosse isso, eu não teria feito isso", disse Beatie.
A mulher dele possui duas filhas grandes de um outro casamento.
Nancy contou no programa de Oprah que o papel de cada um dos pais na educação da criança seria bastante tradicional, não obstante a mudança de sexo realizada pelo marido.
"Ele vai ser o pai e eu vou ser a mãe," disse.
Os dois, que possuem um negócio de estampa de camisetas em Bend (Oregon), estão oficialmente casados e, pelas leis do Estado, Beatie é considerado homem.
Não sou homofóbico mas quando DEUS criou o munco fez "ADÃO E EVA" não me consta que ele criou, Adão e Ivo ou pelo menos Eva e Iva ou coisa parecida, entretanto, o criador puniu Adão e Eva com a expulsão do paraíso por violar as determinações que deixou e de lá para cá vem sendo esta bagunça toda aí. Tentou amenizar a situação mandando seu próprio filho para salvar a nós e nós o crucificamos ao meio de dois ladrões, por ser o filho do homem, subiu aos céus onde está julgando todos nós, portanto, acho que se fizer o certo, terá um bom julgamento, fica para cada um de nós fazer o certo e que DEUS SEJA POR TODOS NÓS. Quem sou eu para julgar?.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Supremo ouve TSE antes de decidir sobre candidatos com ficha suja

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Tribunal Superior Eleitoral se manifeste na ação em que a Associação dos Magistrados Brasileiros contesta a Lei das Inelegibilidades. De acordo com a lei, apenas políticos com sentença condenatória transitada em julgado, em processo criminal ou de abuso de poder político e econômico, são proibidos de se candidatar.
Em Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental ajuizada no STF, a AMB afirma que a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90) não foi recepcionada depois das mudanças constitucionais com a promulgação da Emenda Constitucional de Revisão 4, de 1994.
A intenção da AMB é fazer com que a Justiça Eleitoral analise caso por caso em vez de fixar jurisprudência no sentido de que candidato com processo ainda em andamento pode se candidatar. A associação de juízes pede liminar para que o Supremo fixe como condição e como modo de interpretação dos preceitos fundamentais, que caberá à Justiça Eleitoral sopesar a gravidade das condutas apontadas na lei complementar, mesmo sem trânsito em julgado, para deliberar pela rejeição ou não do registro do candidato.
O ministro Celso de Mello analisará pedido cautelar feito pela AMB apenas depois da manifestação do TSE nos autos. Celso de Mello também pede que sejam ouvidos o presidente da República, a Câmara e o Senado. A ADPF será julgada pelo Plenário do STF no dia 6 de agosto.
O TSE decidiu recentemente que o artigo 14, parágrafo 9º da Constituição, que diz que lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade, não é auto-aplicável e que depende da edição de nova lei estabelecendo os casos em que a vida pregressa do candidato implicaria em inelegibilidade.
No Supremo, os precedentes também caminham no sentido de considerar inelegível apenas quem tem condenação transitada em julgado. O próprio ministro Celso de Mello já decidiu em outras ocasiões que a presunção de inocência aplica-se não só no processo penal, mas também em processos administrativos.
No julgamento do Recurso Extraordinário 482.006, quando o Supremo considerou inconstitucional a lei de Minas Gerais que previa a redução de vencimentos de servidores públicos estaduais processados criminalmente, o ministro observou que a decisão mostrava que o princípio da não-culpabilidade projeta-se para além de uma dimensão estritamente penal, alcançando quaisquer medidas restritivas de direitos, independentemente de seu conteúdo.